Além de decidir pela não produção da Lucky Explorer 5.5, o quartel general da MV Agusta tomou outra decisão importante nos últimos dias: mudar o nome da Lucky Explorer 9.5, aquela que será produzida.
Conforme descobriu a imprensa norte-americana vasculhando os registros de certificação australianos, a marca de Varese optou por abandonar o nome “Lucky Explorer” em favor do mais convencional “Enduro Veloce”, para ficar mais condizente com a crossover da marca, Turismo Veloce.
Revelado ao público em 2021, Lucky Explorer inicialmente batizava o ambicioso plano da MV Agusta de produzir duas motos adventure, de médio e grande porte, fortemente inspiradas nas Cagiva Elefant, que competiam com sucesso no Rali Dakar entre os anos 80 e 90.
Enquanto a 5.5 utilizava um motor derivado dos parceiros comerciais da QJ Motor, a 9.5 era feita na Itália partindo de uma base genuína e totalmente nova. A recepção foi boa, mas eles não contavam com a Guerra na Ucrânia, que eclodiu em fevereiro de 2022.
Como a proprietária da MV Agusta é uma empresa de investimentos russa liderada por um filho de oligarca russo – Timur Sardarov, eles foram obrigados a flexibilizar os planos. É aí que entra a Pierer Mobility AG, grupo que detém as marcas KTM, Husqvarna e GasGas em novembro do ano passado.
Eles adquiriram uma participação de 25,1 % na MV Agusta e a primeira providência já foi tomada: engavetar a Lucky Explorer 5.5. Por outro lado, a 9.5 segue garantida, agora como Enduro Veloce. As duas partes já tiveram alguns desentendimentos pela imprensa nesse curto período de tempo.
A mudança de nome também é benéfica justamente para afastar a motocicleta da Cagiva Elefant. Embora a MV Agusta detenha os direitos de utilização da marca, na época do Rali Dakar ela era de propriedade… da Ducati, que já lançou o seu próprio remake, a DesertX.
A certificação também fornece as primeiras imagens da Enduro Veloce em pintura de produção, um vinho tinto bem MV Agusta, em vermelho e prata. Como se vê, as referências à marca Lucky Explorer (originalmente os cigarros Lucky Strike) desapareceram por completo.
As fotos só estão disponíveis em baixa resolução, por isso as ampliamos e aplicamos um pouco de nitidez para realçar alguns detalhes. A expectativa é de que a renomeada MV Agusta Enduro Veloce seja enfim apresentada no Salão de Milão, em novembro.