A MV Agusta interrompeu o desenvolvimento e produção da Lucky Explorer 5.5, versão menor da também não totalmente desenvolvida Lucky Explorer 9.5. A revelação foi feita pelo CEO da marca, Timur Sardarov.
Sardarov, que está no comando administrativo da MV Agusta desde 2016, confirmou os novos planos aos britânicos do MCN: “O projeto foi pausado e estamos avaliando as condições de mercado para esta motocicleta dentro da rede de vendas da KTM.”
Reveladas no Salão de Milão de 2021, as motos Lucky Explorer 5.5. e 9.5 marcavam o ingresso da marca de Varese no segmento adventure bebendo na fonte de suas motos mais famosas, as Cagiva Elefant que corriam no Rali Dakar com o patrocínio da marca de cigarros Lucky Strike.
Mas em novembro do ano seguinte, cerca de 25% da MV Agusta foi comprada pela KTM (via Pierer Mobility AG) que imediatamente tratou de escantear a Lucky Explorer 5.5, que foi desenvolvida em parceria com a Qianjiang (QJ Motor).
O que acontece é que, no acordo, os austríacos assumiram, não só a distribuição mundial das motocicletas MV Agusta, mas também a compra de todos os materiais para a construção de novos motores, o que naturalmente exclui os motores da QJ Motor.
Desde então, apenas imagens da Lucky Explorer 9.5 (que utiliza um motor de três cilindros de 950cc construído na Itália) foram vistas. A expectativa é de que a versão de produção seja apresentada definitivamente no Salão de Milão desse ano.