Já imaginou montar uma MV Agusta com ciclística moderna e todo o espírito de seus anos dourados nas pistas? Foi isso que a empresa Magni Motorcycles conseguiu criar com a MV Agusta FiloRosso, um modelo que tem passado e presente em doses iguais.
A ideia surgiu com Giovanni Magni, filho de Arturo Magni, fundador da empresa localizada em Samarate, ao norte de Milão. Ele foi diretor de competições da MV Agusta de 1950 até a retirada da marca das pistas em 1976, sendo considerado um dos grandes responsáveis por seu sucesso nas corridas.
Herdeiro de uma rica tradição italiana no motociclismo, Giovanni Magni queria ir mais longe. Queria criar uma moto de competição que não fosse apenas clássica, mas boa o suficiente para ser competitiva também nos dias atuais. “Nós queríamos produzir uma motocicleta que parecesse antiga e original, mas com motor, chassis e suspensão de hoje“, afirmou.
Com esse conceito em mente, Magni e sua equipe projetaram, do zero, o quadro e o braço oscilante da motocicleta, baseando-se nos antigos desenhos de seu pai. O motor, no entanto, é o moderno três cilindros de 798 cm³ da MV Agusta Brutale 800, capaz de produzir 126 cv de potência a 11.600 rpm, com um torque de 8,25 kgf.m à 9.600 rotações.
Como a Magni Motorcycles está localizada há apenas 40 quilômetros da sede da MV Agusta, em Varese, não demorou muito para que o projeto chegasse ao conhecimento do CEO da marca, Giovanni Castiglioni. O dirigente gostou tanto do que viu, que concedeu apoio oficial ao modelo, garantindo-lhes que se precisassem de algo era só perguntar.
A maior dificuldade foi manter o design limpo, escondendo todos os diversos fios e conectores da Brutale 800. A bomba de combustível, por exemplo, está oculta debaixo do tanque da FiloRosso. A Magni também descartou da naked o controle de tração e o anti-wheelie, deixando-a crua e nervosa, como eram as máquinas dos anos 70.
O espírito é dos anos 70, mas a qualidade dos materiais é do século 21. Enquanto que a instrumentação é inteiramente Rizoma, os pneus são Metzeler de competição, os freios Brembo e garfos Forzella Italia. O quickshifter original foi mantido no câmbio de seis marchas, assim como a ignição eletrônica.
Para a felicidade geral, a MV Agusta FiloRosso não é filha única. Apesar de construída à mão em unidades limitadíssimas, ainda assim é possível comprá-la por 29.500 euros. Entretanto, o modelo não é homologado para rodar nas ruas por não possuir ABS nem escapamento com catalisador. Seu habitat natural é as pistas de corrida.