Um dos maiores designers do motociclismo, Massimo Tamburini é responsável por alguns dos modelos mais icônicos de todos os tempos, como a MV Agusta F4. Agora, uma versão tributo edição limitada está sendo apresentado por ninguém menos do que seu filho, Andrea.
Andrea, que segue os passos do pai com sua empresa, “Tamburini Corse” desenvolveu a F43 Tributo, caracterizada por carenagens de carbono retocadas à mão para a superbike concebida em 1997 por Massimo. Apenas 25 unidades serão montadas.
Detalhes mecânicos não foram anunciados. A F4 deixou de ser produzida há três anos por não atender mais às recentes legislações ambientais. Em sua última encarnação, a motocicleta tinha um motor de quatro cilindros em linha e 998 cm³ que rendia 195 cv e 11,2 kgf.m de torque.
O preço também não foi revelado, apenas as suas cores, que receberam nomes distintos: Tamburini, Veltro, Mamba, Serie Oro e Viper. Quem já tem uma F4 pode adquirir um kit de transformação. O custo? Segure-se na cadeira: 16.000 euros, ou cerca de 88,5 mil reais hoje (5).
Além da F4, Tamburini também é o pai da MV Agusta Brutale original, Ducati 916, Cagiva Mito e numerosas Bimota, empresa que fundou em 1973 ao lado de Valerio Bianchi e Giuseppe Morri. Quando morreu em 2014, trabalhava em outro projeto, a T12 Massimo.