A MV Agusta apresentou hoje (19) a “F4 Claudio”, edição final da principal superbike, que deve deixar de ser produzida no próximo ano. O nome é uma homenagem ao patrono da marca, Claudio Castiglioni.
O modelo tem como base a MV Agusta F4 RC, a versão mais brava já produzida da motocicleta, capaz chegar a 212 cv quando equipada como o escapamento de corrida SC-Project. A versão convencional ainda consegue oferecer 205 cv a 13.450rpm e 11,7 kgf.m de torque a 9.300 rpm.
Ao contrário de suas costumeiras edições limitadas, MV Agusta dedicou algum tempo aprimorando também a parte mecânica, adicionando novas entradas de admissão e exaustão a fim de melhorar a dinâmica dos fluidos. Pistões e câmara de combustão também receberam um tratamento especial para reduzir atrito e fornecer mais potência.
Mas o grande destaque é, como sempre, o grande esmero dedicado ao acabamento. A carenagem é totalmente em fibra de carbono, acentuada por uma fita de cobre galvanizada a ouro. Os parafusos principais são de titânio e a mesa de direção é de alumínio, assim como as pedaleiras. O toque final é o assento que contém um logotipo com o nome de Claudio bordado.
A ciclística, é claro, também é de primeira linha, com pneus Pirelli Diablo Supercorsa de competição e rodas de carbono BST. Os discos de freio tem 320 mm com pinças Brembo Stilema radiais monobloco de 4 pistões. As suspensões são Öhlins NIX 30 na dianteira e amortecedor TTX36 na traseira. Com o kit de competição o peso é de 175 kg, enquanto que com as partes “de rua” sobe para 183 kg.
Na parte eletrônica, a MV Agusta incluiu um painel digital de TFT com aquisição de dados integrada. O controle de tração possui nada menos do que oito níveis, e o quickshifter é bidirecional, habilitando o piloto a rápidas trocas de marcha para cima ou para baixo, sem a necessidade de embreagem.
Apenas 100 unidades da MV Agusta F4 Claudio serão fabricadas, cada uma com a numeração bem clara na mesa superior do guidão. O comprador anda leva para casa uma capa personalizada e um cavalete traseiro. O preço não foi mencionado pela marca, mas deve rondar os R$ 310 mil reais. As entregas começam no primeiro semestre de 2019.