A MV Agusta apresentou hoje (31) a F3 Competizione, uma versão da F3 RR com detalhes mais refinados e componentes mais valiosos que será produzida inteiramente à mão na fábrica de Varese. Apenas 300 serão disponibilizadas.
Chassi e motor são os mesmos da F3 RR, ou seja, uma estrutura treliçada de alumínio, e um engenho de três cilindros em linha de 798 cm³ com válvulas de titânio que desenvolve 147 cv a 13.000 rpm e 88 Nm de torque a 10.100 rpm. Com um escapamento Akrapovic e um remapeamento especial de competição, esses números podem chegar a 160 cv a 13.500.
As maiores diferenças da F3 Competizione para a F3 RR convencional se encontram na suspensão desenvolvida em parceria com os suecos da Öhlins. Os garfos dianteiros NIX30 de 43 milímetros com tratamento TiN são ajustáveis em todas as funções hidráulicas na parte de cima dos tubos (a perna esquerda trabalha na compressão, a direita no retorno).
Na traseira, o amortecedor TTX 36, equipado com tecnologia de tubo duplo e “piggyback” externo, também é totalmente ajustável (em compressão e retorno), com ajustadores externos. A motocicleta ainda conta com um amortecedor de direção ajustável em 19 posições. O pacote de suspensão Öhlins permite uma redução de peso de 1 kg em comparação com a suspensão da F3 RR.
Outra mudança são os aros de carbono, que permitem uma redução de 3 kg em relação aos de alumínio do F3 RR. O sistema de freios utiliza discos dianteiros de 320 mm de diâmetro com pinças monobloco Brembo Stylema com fixação radial. Na traseira, o disco tem diâmetro de 220 mm. A bateria convencional foi substituída por outra de íons de lítio, que alivia outros 3 kg.
O MV Agusta Style Center inspirou-se claramente na F4 Claudio na escolha das cores, Satin Metallic Carbon Black, Satin Intense Silver e Gold. Os winglets são feitos de fibra de carbono e geram uma carga de 8 kg na dianteira a uma velocidade de 240 km/h. As laterais da carenagem e o para-lama dianteiro também são de carbono. Ao todo, a moto ficou 14 kg mais leve que a F3 RR.
Graças a uma IMU de 6 eixos inerciais, existem 4 modos de pilotagem (chuva, esporte, corrida e personalizado), 8 níveis de controle de tração, 2 de chuva, 3 de estrada, 3 de pista. Ainda há controle de largada, controle de wheelie, ABS em curvas com dois modos de operação (Sport e Race). O painel TFT colorido de 5,5 polegadas é capaz de se comunicar com o aplicativo MV Ride.
Apenas 300 unidades serão produzidas e cada uma terá o seu VIN number gravado em uma placa numerada e usinada no guidão, além de um certificado de autenticidade e uma capa protetora dedicada para mantê-la guardadinha na garagem. O preço? Não importa. A maioria não pode pagar e quem pode não se importa com o valor. Just shut up and take my money!