A MV Agusta está cogitando revigorar a Cagiva, que hoje é uma marca de sua propriedade. A montadora passaria a ter um enfoque voltado para motos “todo o terreno” e off-road.
A revelação foi feita pelo Vice Presidente Executivo da MV Agusta, Giorgio Girelli que concedeu uma entrevista ao Varese News, jornal local da cidade sede da marca. Girelli rapidamente fez questão de dizer não há planos concretos pra isso no momento, mas que a possibilidade existe.
Girelli fez revelações interessantes, afirmando que a Cagiva poderia renascer como uma marca voltada para os segmentos scrambler, big-trail e off road, tentando oferecer uma alternativa italiana à famosa BMW R 1200 GS, Triumph Tiger Explorer e KTM 1190 Adventure.
A medida teria o apoio da Mercedes-AMG, que atualmente controla a MV Agusta. Esta se concentraria apenas em continuar produzindo as esportivas que já fabrica. Ficaria para a Cagiva a missão de explorar (e expandir) o grupo em outros segmentos e regiões, principalmente na Europa e América do Norte.
Apesar de ter produzido diversas superbikes de sucesso (chegando a participar da MotoGP entre 1987 e 1994), a Cagiva também tem história no Off-Road, com os modelos SXT, Elefant, Navigator e Gran Canyon. Em 1990, Edi Orioli venceu o Rali Dakar, pilotando uma moto dos irmãos Castigioni.