A MV Agusta planeja apresentar uma série de novidades nos próximos anos. Além das novíssimas Lucky Explorer 5.5 e 9.5 reveladas em Milão, a marca italiana está desenvolvendo um novo motor acima de 1.000cc.
Quem afirma é o próprio CEO da marca, Timur Sardarov, que foi entrevistado pelos britânicos do MCN. O russo disse que esse provavelmente será o último motor a combustão de alto desempenho da MV Agusta antes de se comprometerem totalmente com as motocicletas elétricas.
“Alguns dos fabricantes de automóveis pararam de produzir motores de alto desempenho e estão mudando para os elétricos“, comentou Sardarov. “Mas nós ainda estamos trabalhando em mais uma plataforma de alto desempenho que virá antes da [primeira moto] elétrica“, completou. Espera-se que equipe a nova geração da F4.
Ainda assim, Sardarov destacou que o estágio atual da eletricidade não chegou ao mesmo nível do motor a combustão de alto desempenho. “Nós da MV categoricamente não acreditamos que a acessibilidade tecnológica atual permitirá que a MV Agusta produza qualquer coisa no mercado de performance“, disse.
Na mesma entrevista, Sardarov disse que os novos motores de três cilindros e 950cc que equipa a Lucky Explorer 9.5 será estendido à outros modelos. “A Superveloce, a F3 e a Turismo Veloce, todas vão migrar para o [motor] de 950. Teremos uma 800 e uma 950“, antecipou.
Esse motor de 950 foi feito com base no atual três cilindros de 798 cm³ aproveitando a mesma estrutura de treliça e pontos de montagem. “Este será um motor muito eficiente, com baixas emissões e levará esta gama de produtos de tamanho médio a um paradigma diferente“, garantiu. As novidades começam a chegar entre 2024 e 2025.