Conforme o combinado, a MV Agusta apresentou hoje (9) a Brutale 1000 RR Assen, versão especial que presta tributo ao circuito de Assen, na Holanda, onde a marca conquistou 35 vitórias no passado. Apenas 300 unidades serão disponibilizadas.
Inteiramente baseada na atual Brutale 1000 RR, essa edição especial se destaca pela pintura com o ilustre nome “Blu Nordico/Argento Ago”, ou seja, Azul Nórdico e Prata Ago. O “Ago” refere-se à Giacomo Agostini, o maior piloto de todos os tempos, com 15 títulos, muitos deles com uma MV Agusta.
Os detalhes sobre o circuito de Assen e sobre as conquistas da MV Agusta por lá estão por todos os lados, como só a marca de Varese é capaz de fazer. Boa parte das peças da carroceria é de carbono, o que aliviou o peso para apenas 197 kg em ordem de marcha.
A assento é revestido de Alcântara azul da mais alta qualidade. As rodas Rotobox também são de carbono e pintadas de uma forma que parecem uma escultura para decorar a sala. A tampa do tanque é de alumínio CNC do tipo de competição, assim como os manetes de freio e embreagem.
Mecanicamente a motocicleta é impulsionada por um motor de quatro cilindros e 999 cm³ que despeja 208 cv a 13.000 rpm e não menos impressionantes 116,5 Nm de torque a 11.000 giros. É uma das três únicas nakeds da atualidade com números semelhantes.
Para completar, cada uma das 300 unidades será entregue com um kit de corrida, o que acrescenta uma ponteira Arrow, uma centralina especialmente desenvolvida para as pistas, uma capa para o assento do passageiro e uma capa para mantê-la protegida na garagem.
Preço? A MV Agusta não quis informar quanto custará e nem precisa. Seus clientes pagarão o que for preciso por ela. Mas, para matar a curiosidade, uma Brutale 1000 RR custa uns bons 36.000 euros, o que já é muito. Essa versão especial custará alguns milhares de euros a mais.