A MV Agusta apresentou hoje (10) uma nova versão limitada da Superveloce 800 concebida em parceria com a fabricante de carros francesa Alpine. Apenas 110 unidades serão montadas.
Criada por Jean Rédélé em 1954, a Alpine começou a ter sucesso no automobilismo transformando carros após a Segunda Guerra Mundial, especialmente da marca Renault, na qual sempre foi intimamente ligada e foi incorporada a partir de 1973.
Seu período de maior sucesso foi no início dos anos 1970 com o A110, um carro esportivo e aerodinâmico com motor traseiro, que venceu o rali de Monte Carlo de 1971. Em 1976, a marca fundiu-se com a Renault Sport vindo a ser extinta em 1995.
Em 2007, a marca foi ressuscitada, assim como o modelo A110, agora baseado no Renault DeZir e apresentado em 2012. É esse modelo que a MV Agusta buscou inspiração para a sua Superveloce 800 azul metálica das fotos.
Mas o que mudou? Pequenos detalhes, na verdade. Além da cor azul exclusiva (Abyss Blue, exatamente a mesma do A110), o assento também é novo, construído em Alcantara preta com costuras azuis, para espelhar o interior do carro.
As rodas pretas usinadas em CNC também fazem referência à máquina de quatro rodas e as carenagens são pontilhadas com o icônico emblema da Alpine. A cereja no bolo, são as 110 unidades montadas artesanalmente na fábrica de Varese.
“Muitos clientes da Alpine também são grandes fãs da MV Agusta e vice-versa“, disse Timur Sardarov, CEO da MV Agusta. “A Superveloce Alpine vai juntar idealmente os dois mundos, com sinergias incríveis em termos de design, personalidade e estilo. Estamos ansiosos por esta colaboração com uma das marcas mais admiradas da história do automobilismo e estamos confiantes de que esta nova e excelente edição limitada será recebida com entusiasmo por motociclistas e fãs do automobilismo de todo o mundo.“
“A MV Agusta é um símbolo do artesanato italiano e excelência que torna as motocicletas como nenhuma outra“, disse Patrick Marinoff, Diretor Executivo da Alpine. “Nossas duas marcas são movidas pela mesma paixão pela criação de produtos lindamente projetados e emoções únicas para nossos clientes. A Superveloce Alpine é uma peça excelente de design e tecnologia que não compromete o desempenho e o prazer de dirigir.“
Apresentada em 2019, a Superveloce 800 é uma derivada da superbike F3 800 com uma nova carroceria retrô. O motor de três cilindros produz algo em torno de 150 cv. A moto conta com garfos Marzocchi, amortecedor Sachs, pinças de freio Brembo M4.34, rodas Kineo e pneus Pirelli Diablo Supercorsa.
Assim como a aparência, o preço da MV Agusta Superveloce Alpine é de tirar o fôlego. Nada menos do que € 36.300, ou seja, mais de R$ 220 mil, caríssima até para os padrões europeus. Mas o comprador leva de brinde uma capa protetora e um kit de corrida, o que inclui um escapamento esportivo.