A MV Agusta apresentou hoje (20) o modelo 2021 da Rush 1000, versão especialíssima baseada na Brutale 1000. Com design inspirado em caças a jato, a motocicleta tem uma incrível quantidade de detalhes exclusivos.
Os funcionários de Varese conseguiram deixar o visual, originalmente apresentado em 2019 ainda mais trabalhado, especialmente na distinta roda traseira “disco lenticular” e na nova pintura em dois tons de cinza com detalhes em amarelo, que parecem fazer a motocicleta levantar em um voo supersônico.
Atualizado para os padrões do Euro5, o motor de quatro cilindros em linha e 998 cm³ recebeu novas peças que diminuíram o atrito interno não perdendo nenhum dos seus poderosos 208 cv a 13.000 rpm (212 cv a 13.600 rpm com o kit de competição) e 11,8 kgf.m de torque máximo a 11.000 rotações.
A distribuição foi atualizada com a adoção de um novo sincronismo no eixo de comando, projetado para oferecer um torque mais favorável em baixas rotações. O uso de revestimento DLC nas taças do comando de válvulas também teve como objetivo diminuir o atrito e aumentar a durabilidade.
Também foram colocadas novas engrenagens de transmissão primária e, ao mesmo tempo, todo o conjunto foi reforçado. A terceira geração do câmbio EOS 3.0 tem um novo sensor para mudanças de marcha mais precisas. O coletor do escapamento de quatro saídas SC-Project foi modificado.
Na parte ciclística, o quadro de treliça tubular de alumínio é o mesmo, assim como os garfos invertidos Öhlins de 43 mm e 120 mm de curso totalmente reguláveis, mas que contam com nova calibragem para maior precisão na direção. Os discos de freio de 320 mm são mordido por pinças Brembo Stylema de 4 pistões.
A eletrônica agora está mais completa, graças à adoção de uma nova IMU capaz de medir seis eixos inerciais e gerencia diversos modos, como controle de tração, controle de largada, controle de cruzeiro e antiwheelie. Tudo é visualizado através de uma nova tela TFT de 5,5 polegadas que se comunica com o smartphone através do app My Ride.
Os compradores da Rush 1000 2021 ainda ganham uma caixa de madeira com um kit de competição, contendo o escapamento SC-Project (que elimina 2 kg dos 186 quilos declarados de peso seco), um capacete AGV especial, uma jaqueta estilo bombardeiro da Força Aérea, capa para o assento de couro alcantra, entre muitos outros.
Apenas 300 unidades serão produzidas e é claro que cada uma delas vem com um certificado de autenticidade que a transforma instantaneamente em um item de coleção. Ainda não há informações sobre preço ou disponibilidade, mas seus clientes definitivamente são do tipo que não se preocupam com isso.