Depois da Brutale, Dragster e Turismo Veloce, a MV Agusta está apresentando hoje (27) uma versão básica “Rosso” para a carenada F3 800. A supersport ganhou um motor atualizado para o Euro5 e uma série de aprimoramentos mecânicos e eletrônicos.
Assim como as outras motocicletas, o motor de três cilindros em linha e 798 cm³ passou por um retrabalho interno se adequar às novas leis ambientais sem abrir mão de nenhum dos seus 142 cv de potência a 12.300 rpm e 8,7 kgf.m de torque a 10.250 rotações.
Os cilindros receberam revestimento DLC para diminuir o atrito e as válvulas contam com novos materiais. Os bicos injetores tiveram sua vazão aumentada de 3,5 para 4 bar e o sistema de exaustão foi totalmente redesenhado.
Para melhorar a refrigeração, um novo radiador de óleo de fluxo duplo foi adotado, que aumentou a eficiência em 5%. A embreagem tem novos componentes e ficou mais leve. O resultado é um motor que entrega a potência de forma mais suave e linear.
O quadro também passou por modificações nas placas de fixação, especialmente em torno do braço oscilante, que teve um aumento na rigidez longitudinal e vertical. Características que aumentam a precisão na direção e o feeling transmitido ao piloto.
A eletrônica ficou mais completa, com a chegada de uma nova IMU projetada e desenvolvida na Itália pela e-Novia com exclusividade para a MV Agusta. Através da leitura da posição da motocicleta no espaço, a centralina permite gerenciar todos os controles de forma extremamente precisa de acordo com o ângulo de inclinação.
Também graças à nova IMU, o controle de elevação frontal é capaz de gerenciar um wheelie controlado em vez de impedi-lo por completo. O sistema de ABS desenvolvido pela Continental também atua em curvas, assim como o controle de tração, que pode intervir de forma mais precisa.
Tudo é controlado através de uma tela TFT de 5.5 polegadas, capaz de se conectar com o seu smartphone pelo aplicativo Ride App (disponível para IOS e Android). Graças à função de espelhamento, é possível navegar com direções curva a curva. O quickshifter EAS 3.0 troca as marchas de forma mais precisa, graças à adoção de um novo sensor.
Nos últimos anos, a alcunha “Rosso” transformou-se em uma espécie de modelo de entrada da MV Agusta reunindo o básico de uma motocicleta da marca em uma belíssima carroceria vermelho brilhante. Afinal, quem disse que só a Ducati pode ostentar essa cor? Preço e disponibilidade não foram informados.