Conforme o prometido, a MV Agusta apresentou hoje (23), na abertura do Salão de Milão (EICMA), duas motos estilo adventure que fazem parte do projeto Lucky Explorer da marca. Uma tem dois cilindros e 550cc e a outra três cilindros e 950cc.
O modelo menor é chamado pela marca de “5.5” e foi concebido em estreita colaboração com os parceiros chineses da QJ Motor. Praticamente uma irmã gêmea da Benelli TRK 502, a motocicleta teve o motor aumentado em 50cc e o sistema de injeção adaptado pela MV Agusta.
O quadro também é o mesmo da TRK 502, mas com um novo braço oscilante mais longo. As rodas são de 19 e 17 polegadas, com pneus Off-Road e pinças de freio Brembo. A nova carroceria é claramente inspirada nas Cagiva Elefant que corriam no Rali Dakar inclusive nos grafismos que remetem aos cigarros Lucky Strike.
No mais, o modelo 5.5 possui um para-brisa bem alto, protetores de manoplas, de motor e de discos de freio, outra moda bem típica nas décadas de 1980 e 1990. A iluminação é toda de LED e o conjunto óptico dianteiro faz com que os faróis formem uma cara malvada. Um display TFT no cockpit fornece informações.
Lucky Explorer 9.5
O modelo maior é chamado de 9.5 e é um desenvolvimento totalmente novo da MV Agusta. O motor de três cilindros em linha tem como base a série 800cc, mas teve o seu deslocamento volumétrico aumentado para 930 cm³. O cabeçote foi modificado, os pistões são de alumínio forjado e a taxa de compressão é de 12,5: 1.
O resultado, em termos de desempenho, é 123 cv 10.000 rpm e um torque máximo de 12,5 kgf.m a 7.000 giros. O câmbio também conta com o Smart Clutch System, dispositivo desenvolvido em parceria com a empresa Rekluse que isenta o motociclista da obrigação de utilizar a embreagem, se assim quiser.
No chassi, a 9.5 possui uma estrutura de alça dupla feita de elementos de aço forjado e prensado, assim como o subchassi aparafusado atrás. O braço oscilante e as pontes do garfo são de alumínio. As rodas são de 21 e 18 polegadas, com pinças de freio Brembo radiais à disposição.
No cockpit, um painel TFT de 7 polegadas se conecta a dispositivos móveis via Bluetooth e, claro, também o usa para exibir dados de navegação, indispensáveis nesse tipo de moto. Alças de apoio para bagagem foram discretamente integradas à parte traseira, ao qual as malas podem ser encaixadas.
Ambas já estão disponíveis para encomenda a partir de hoje em um site especialmente dedicado que a MV Agusta espera reunir todos os fãs da marca e do segmento adventure em geral. No recentemente Rali da Sardenha, uma equipe com antigos modelos Cagiva Elefant competiu liderado pelo Diretor de Marketing da marca.