A MV Agusta apresentou hoje (8) o modelo 2021 da Brutale 1000 RR. A naked tetracilíndrica italiana recebeu um motor atualizado para o Euro5 e eletrônica atualizada.
Para cumprir com os limites de emissões mais severos, o motor de quatro cilindros em linha recebeu algumas modificações internas, como novos perfis de came, novas guias de válvula no cabeçote e tuchos revestidos com DLC.
Além disso, os rolamentos das bielas foram reconfigurados e o sistema de exaustão é totalmente novo. O objetivo dos engenheiros italianos foi reduzir o atrito interno e mover a curva de torque para baixo na faixa de rotação.
Com todas essas medidas, a Brutale 1000 RR modelo 2022 continua a disponibilizar exuberantes 208 cv a 13.000 rpm e 11,8 kgf.m a 11.000 rpm, ou seja, insignificativamente menos do que os 11,9 kgf.m anteriores.
Na parte ciclística, não foram necessárias mudanças fundamentais na suspensão semi-ativa Öhlins. Apenas as configurações e mapas foram otimizados. As pinças Brembo Stylema e os discos flutuantes de 320 mm permanecem os mesmos.
Maiores novidades podem ser vistas na parte eletrônica. Uma nova IMU permitiu refinar o funcionamento de diversos dispositivos eletrônicos, como o ABS em curvas, que utiliza um novo módulo MK100 fabricado pela Continental.
Há também um novo painel TFT de 5,5 polegadas, onde você escolhe os modos de pilotagem, níveis de controle de tração, controle de largada e antiwheelie e quickshifter EAS 3.0. Inclui navegação GPS integrada e conexão com o smartphone.
No quesito cores a Brutale 1000 RR 2021 apenas duas opções: vermelho com preto ou amarelo com preto e cinza, de alto contraste. Como sempre em uma MV Agusta, o preço é exorbitante e gira em torno dos 30 mil euros.