A MV Agusta apresentou hoje (15) a linha 2023 com o motor de três cilindros e 800cc. Os modelos F3, Dragster e Turismo Veloce receberam o tratamento RC (Reparto Corse) que deixa as motos ainda mais esportivas.
A F3 RC é moto de Bahattin Sofuoglu e Niki Tuuli no Campeonato Mundial de Supersport, e é atualmente o principal modelo esportivo da MV Agusta sem a presença da F4. A marca de Varese conseguiu extrair 147 cv e 88 Nm e, para ajudá-lo a controlá-los, eles equiparam o motor com um sistema de controle de tração de oito configurações diferentes e um controle de torque de quatro níveis.
Na ciclística, a F3 RC ganhou garfos Marzocchi de 43 mm com revestimento avançado de nitreto de titânio (TiN) para reduzir o atrito e rodas 10% mais leves, o que resultou em uma de redução na inércia de 7%. Dois discos dianteiros de 320 mm com pinças radiais de quatro pistões na dianteira e outro disco de 220 mm com pinça de pistão duplo, ambos da Brembo garantem a frenagem da motocicleta que pesa apenas 173 kg.
A naked Dragster RC apresenta o mesmo revestimento nos garfos e, na traseira, também encontramos o mesmo amortecedor único Sachs com pré-carga, compressão e rebote ajustáveis, bem como um braço oscilante de alumínio. Os freios também são os mesmos da F3 RC, mas a Dragster tem a adição de um freio de estacionamento.
No motor, a Dragster RC tem sete cavalos de potência a menos que a F3 RC, com 140 cv. Também produz um metro de Newton a menos, com 87 Nm em comparação com os 88 Nm da F3. A naked, entretanto, é cinco quilos mais leve, então a velocidade máxima é na verdade 4 km/h maior, levando a motocicleta a incríveis 244 km/h.
A mais pacata delas é a Turismo Veloce RC. Embora o motor seja o mesmo, aqui ele desenvolve apenas 110 cv. O torque, entretanto, não é tão inferior: 84 Nm. É preciso, porque a crossover é mais pesada: 199 kg (a seco). Isso se o condutor não encher o tanque de combustível de 21,5 litros. O objetivo aqui é conforto em longas distâncias.
Mesmo assim trata-se de uma moto muito rápida, capaz de atingir 230 km/h e, quando for necessário parar, usará discos duplos de 320 mm com pinças radiais de quatro pistões da Brembo, como as outras duas. Assim como as demais, o ABS nas curvas também possui a detecção de levantamento da roda traseira e também há o freio de estacionamento da Dragster.
Todas essas três edições “RC” são limitadas em números. Para a Turismo Veloce e Dragster, são 300 unidades no total, e para a F3, apenas 200. As duas últimas contam com “kits de competição”, com mapas de motor adicionais, redução de peso e escapamentos diferentes. Para a naked, há uma ponteira SC-Project; para a supersport um sistema Akrapovic.