Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Endurance
    • Road Racing
      • Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

MV Agusta apresenta linha F3 com tratamento “Reparto Corse”

Lucas Carioli 15 de julho de 2022




A MV Agusta apresentou hoje (15) a linha 2023 com o motor de três cilindros e 800cc. Os modelos F3, Dragster e Turismo Veloce receberam o tratamento RC (Reparto Corse) que deixa as motos ainda mais esportivas.

A F3 RC é moto de Bahattin Sofuoglu e Niki Tuuli no Campeonato Mundial de Supersport, e é atualmente o principal modelo esportivo da MV Agusta sem a presença da F4. A marca de Varese conseguiu extrair 147 cv e 88 Nm e, para ajudá-lo a controlá-los, eles equiparam o motor com um sistema de controle de tração de oito configurações diferentes e um controle de torque de quatro níveis.

Na ciclística, a F3 RC ganhou garfos Marzocchi de 43 mm com revestimento avançado de nitreto de titânio (TiN) para reduzir o atrito e rodas 10% mais leves, o que resultou em uma de redução na inércia de 7%. Dois discos dianteiros de 320 mm com pinças radiais de quatro pistões na dianteira e outro disco de 220 mm com pinça de pistão duplo, ambos da Brembo garantem a frenagem da motocicleta que pesa apenas 173 kg.



A naked Dragster RC apresenta o mesmo revestimento nos garfos e, na traseira, também encontramos o mesmo amortecedor único Sachs com pré-carga, compressão e rebote ajustáveis, bem como um braço oscilante de alumínio. Os freios também são os mesmos da F3 RC, mas a Dragster tem a adição de um freio de estacionamento.

No motor, a Dragster RC tem sete cavalos de potência a menos que a F3 RC, com 140 cv. Também produz um metro de Newton a menos, com 87 Nm em comparação com os 88 Nm da F3. A naked, entretanto, é cinco quilos mais leve, então a velocidade máxima é na verdade 4 km/h maior, levando a motocicleta a incríveis 244 km/h.

A mais pacata delas é a Turismo Veloce RC. Embora o motor seja o mesmo, aqui ele desenvolve apenas 110 cv. O torque, entretanto, não é tão inferior: 84 Nm. É preciso, porque a crossover é mais pesada: 199 kg (a seco). Isso se o condutor não encher o tanque de combustível de 21,5 litros. O objetivo aqui é conforto em longas distâncias.

Mesmo assim trata-se de uma moto muito rápida, capaz de atingir 230 km/h e, quando for necessário parar, usará discos duplos de 320 mm com pinças radiais de quatro pistões da Brembo, como as outras duas. Assim como as demais, o ABS nas curvas também possui a detecção de levantamento da roda traseira e também há o freio de estacionamento da Dragster.

Todas essas três edições “RC” são limitadas em números. Para a Turismo Veloce e Dragster, são 300 unidades no total, e para a F3, apenas 200. As duas últimas contam com “kits de competição”, com mapas de motor adicionais, redução de peso e escapamentos diferentes. Para a naked, há uma ponteira SC-Project; para a supersport um sistema Akrapovic.




Tags: MV Agusta MV Agusta Dragster RC MV Agusta F3 Notícias Turismo Veloce 800

Continue Reading

Previous: Yamaha participa do “Festival do Japão” nesse fim de semana em São Paulo
Next: Guerra com a Ucrânia força Ural a deixar sede na Rússia

Leia também

Suzuki V-Strom 800 com rodas de liga chega ao Brasil em agosto
  • Notícias

Suzuki V-Strom 800 com rodas de liga chega ao Brasil em agosto

30 de maio de 2025
Suzuki GSX-S1000 GX será disponibilizada no Brasil em junho
  • Notícias

Suzuki GSX-S1000 GX será disponibilizada no Brasil em junho

29 de maio de 2025
Honda confirma Hornet 750cc e 1000cc no Brasil e outras 6 novidades nos próximos meses
  • Notícias

Honda confirma Hornet 750cc e 1000cc no Brasil e outras 6 novidades nos próximos meses

29 de maio de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.