Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

MV Agusta apresenta linha F3 com tratamento “Reparto Corse”

Lucas Carioli 15 de julho de 2022




A MV Agusta apresentou hoje (15) a linha 2023 com o motor de três cilindros e 800cc. Os modelos F3, Dragster e Turismo Veloce receberam o tratamento RC (Reparto Corse) que deixa as motos ainda mais esportivas.

A F3 RC é moto de Bahattin Sofuoglu e Niki Tuuli no Campeonato Mundial de Supersport, e é atualmente o principal modelo esportivo da MV Agusta sem a presença da F4. A marca de Varese conseguiu extrair 147 cv e 88 Nm e, para ajudá-lo a controlá-los, eles equiparam o motor com um sistema de controle de tração de oito configurações diferentes e um controle de torque de quatro níveis.

Na ciclística, a F3 RC ganhou garfos Marzocchi de 43 mm com revestimento avançado de nitreto de titânio (TiN) para reduzir o atrito e rodas 10% mais leves, o que resultou em uma de redução na inércia de 7%. Dois discos dianteiros de 320 mm com pinças radiais de quatro pistões na dianteira e outro disco de 220 mm com pinça de pistão duplo, ambos da Brembo garantem a frenagem da motocicleta que pesa apenas 173 kg.



A naked Dragster RC apresenta o mesmo revestimento nos garfos e, na traseira, também encontramos o mesmo amortecedor único Sachs com pré-carga, compressão e rebote ajustáveis, bem como um braço oscilante de alumínio. Os freios também são os mesmos da F3 RC, mas a Dragster tem a adição de um freio de estacionamento.

No motor, a Dragster RC tem sete cavalos de potência a menos que a F3 RC, com 140 cv. Também produz um metro de Newton a menos, com 87 Nm em comparação com os 88 Nm da F3. A naked, entretanto, é cinco quilos mais leve, então a velocidade máxima é na verdade 4 km/h maior, levando a motocicleta a incríveis 244 km/h.

A mais pacata delas é a Turismo Veloce RC. Embora o motor seja o mesmo, aqui ele desenvolve apenas 110 cv. O torque, entretanto, não é tão inferior: 84 Nm. É preciso, porque a crossover é mais pesada: 199 kg (a seco). Isso se o condutor não encher o tanque de combustível de 21,5 litros. O objetivo aqui é conforto em longas distâncias.

Mesmo assim trata-se de uma moto muito rápida, capaz de atingir 230 km/h e, quando for necessário parar, usará discos duplos de 320 mm com pinças radiais de quatro pistões da Brembo, como as outras duas. Assim como as demais, o ABS nas curvas também possui a detecção de levantamento da roda traseira e também há o freio de estacionamento da Dragster.

Todas essas três edições “RC” são limitadas em números. Para a Turismo Veloce e Dragster, são 300 unidades no total, e para a F3, apenas 200. As duas últimas contam com “kits de competição”, com mapas de motor adicionais, redução de peso e escapamentos diferentes. Para a naked, há uma ponteira SC-Project; para a supersport um sistema Akrapovic.




Tags: MV Agusta MV Agusta Dragster RC MV Agusta F3 Notícias Turismo Veloce 800

Post navigation

Previous Yamaha participa do “Festival do Japão” nesse fim de semana em São Paulo
Next Rea lidera FP2 em Donington Park. Razgatlioglu o FP1

Leia também

No exterior, Suzuki Hayabusa ganha nova cor azul no modelo 2026
  • Notícias

No exterior, Suzuki Hayabusa ganha nova cor azul no modelo 2026

4 de setembro de 2025
Yamaha Ténéré 700 chega às concessionárias brasileiras em outubro
  • Notícias

Yamaha Ténéré 700 chega às concessionárias brasileiras em outubro

29 de agosto de 2025
BMW R1300RT já pode ser encomendada no Brasil
  • Notícias

BMW R1300RT já pode ser encomendada no Brasil

26 de agosto de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.