A MV Agusta apresentou hoje (10) a linha Brutale 2021. A popular naked italiana foi completamente atualizada e será oferecida em três versões: RR, RR SCS e Rosso, que contam com inúmeras novidades.
O motor de três cilindros em linha e 798 cm³ recebeu cilindros com revestimento DLC, válvulas com novos materiais, bicos injetores redesenhados (que aumentaram a vazão de 3,5 para 4 bar) e um novo sistema de exaustão já em conformidade com o Euro5.
O objetivo, de acordo com a marca italiana, foi melhorar o caráter do motor e a entrega de potência, embora os números de desempenho sejam praticamente os mesmos: 142 cv a 12.300 rpm e um torque máximo de 87 NM a 10.250 rotações.
O quadro também continua sendo do tipo treliçado de aço, mas que se beneficia de novas placas laterais, para melhorar a rigidez e de uma nova suspensão traseira, com uma progressão diferente e uma calibragem revisada no amortecedor totalmente regulável.
As bengalas invertidas e reguláveis Marzocchi de 43mm também foram recalibradas para funcionar em sintonia com a traseira. Além disso, o assento recebeu uma camada de espuma extra para aprimorar o conforto. Os discos de freio de 320mm são mordidos por pinças Brembo com quatro pistões.
As maiores mudanças se concentraram na parte eletrônica. Inteiramente nova, a centralina eletrônica foi desenvolvida pela empresa milanesa e-Novia com exclusividade para a MV Agusta e habilita a Brutale ter controle de tração, controle de largada, antiwheelie e ABS em curvas de série.
O painel TFT colorido de 5,5 polegadas (semelhante ao da Superveloce 800) é capaz de se comunicar com o smartphone através do aplicativo My Ride e adiciona luzes de acompanham o movimento do guidão nas curvas, além de um sistema de navegação. Os comandos podem ser feitos no lado esquerdo do guidão.
Idêntica à sua irmã RR, a Brutale RR SCS adiciona o Smart Clutch System, dispositivo desenvolvido em parceria com a empresa Rekluse que isenta o motociclista da obrigação de utilizar a embreagem, se assim quiser. Para os pilotos tradicionais, a alavanca da embreagem foi mantida, com as mudanças recebendo assistência de um quickshifter bidirecional.
A Brutale Rosso é, na verdade, a versão de entrada da linha, com o motor de três cilindros em uma versão amansada de apenas 114 cv a 11.000 rpm e 85 NM a 8.500 rpm. Isso foi feito para possibilitar a aquisição da modelo por motociclistas de habilitações mais baixas, que na Europa são divididas em níveis.
Brutale RR
Brutale RR Rosso