A MV Agusta apresentou hoje (3) as primeiras fotos oficiais da F3 RC em sua versão 2018. Assim como os demais modelos da sigla Reparto Corse, a motocicleta ganhou aprimoramentos para o próximo ano, mas foi a que mais passou por alterações interessantes.
As mudanças foram necessárias para enquadrar a motocicleta às novas normas antipoluição do Euro4, já obrigatórias. A marca de Varese precisou redesenhar o eixo balanceador e reviu a engrenagem primária, assim como as válvulas de admissão dos motores tricilíndricos.
O câmbio passou por uma revisão completa, para facilitar a troca de marchas e reduzir o esforço da embreagem. O escapamento também é novo, com a F3 RC ganhando uma ponteira SC Project, semelhante à F4 RC e Dragster 800 RC, apresentadas nas últimas semanas.
Apoiando as mudanças na caixa de câmbio, a F3 RC ganhou um quickshifter mais moderno, que seleciona as engrenagens com maior suavidade. Falando em eletrônica, o sistema de controle de tração possui oito modos e o acelerador ride-by-wire conta com novos mapas de condução personalizados.
Já que tantas mudanças internas foram feitas, a MV Agusta aproveitou para rever também os pontos de fixação do motor no chassi, a fim de melhorar a rigidez. No exterior, novas carenagens oferecem maior proteção em caso de acidente. A pintura é a tradicional tricolor com as cores da bandeira italiana, o número de títulos nas pistas e os emblemas dos principais parceiros.
Limitada à 350 unidades anuais a F3 RC ainda vem com um kit para deixá-la pronta para um track day, com um escapamento de titânio, silenciador de carbono e novos mapas na ECU, o que elevam a potência de 130 para 135 cv (na F3 675) ou de 150 para 155 cv (F3 800). Há também uma coroa extra, aumentando a versatilidade de pista para pista.
Como sempre, a MV Agusta massageia o ego do feliz proprietário com uma série de mimos, como capa personalizada para guardá-la na garagem, cavalete para a roda traseira e tampa para o assento traseiro. Cada unidade será numerada e virá com um certificado de autenticidade.