A MV Agusta apresentou hoje (6) mais uma edição limitada da Brutale 1000 RR. Dessa vez, a naked mais poderosa da marca italiana presta homenagem ao mítico circuito de Nürburgring, na Alemanha.
A ideia nasceu depois da vista do diretor de desenvolvimento da marca, Brian Gillen e do piloto de testes Davide Stirpe à Nürburgring Nordschleife no ano passado. Eles decidiram criar uma edição especial melhor adaptada ao exigente circuito de 22 quilômetros. O primeiro protótipo foi montado à mão.
O motor recebeu eixos de comando com sincronismo diferente, um formato de câmara de combustão otimizado e um sistema de escapamento de titânio, cujos coletores mais longos produzem uma curva de torque mais completa. Internamente, bielas de titânio mais leves, válvulas de titânio e cilindros revestidos com DLC foram introduzidos.
A resposta do acelerador pela primeira vez pode ser definida separadamente, o que aumenta o leque de opções e torna a pilotagem mais suave, principalmente na chuva. A potência de pico chega a 215 cv a 13.200 rpm com o kit de competição, que inclui escapamento de titânio Arrow e uma nova ECU com mapeamento especial.
A parte ciclística também recebeu atenção especial, com os garfos Öhlins-NIX-EC de 43 mm e o amortecedor traseiro EC-TTX recalibrados. O amortecedor de direção também é da marca sueca As rodas de carbono são mais leves e ganharam um acabamento especial amarelado. O peso total foi reduzido de 183 kg para apenas 177 kg.
Na frenagem, a Brutale 1000 RR Nürburgring possui discos de 320 mm na dianteira e de 220 na traseira, com cilindro mestre Brembo e pinças Stylema. Os cabos são trançadas em aço, o que aumenta a precisão. O ABS utiliza um novo módulo MK100 da Continental, que também atua durante as curvas.
Na parte eletrônica, a centralina eletrônica foi otimizada para refinar o funcionamento do controle de largada, controle de cruzeiro, caixa de câmbio eletrônica EAS 3.0 (com novo sensor), antiwheelie e o FLC (controle de empinada). O painel é uma tela digital TFT de 5,5 polegadas capaz de se comunicar com o smartphone pelo App “MV Ride”.
Apenas 150 unidades serão produzidas, cada uma com o seu número de série bem à mostra em uma placa específica colocada na entrada de ar direita. A pintura exclusiva é única. O preço anunciado é de 40.000 euros, cerca de € 7.000 a mais que uma Brutale 1000 RR normal que já é muito cara. E sem o kit de competição…