A MV Agusta apresentou hoje (5) todos os detalhes da Enduro Veloce, versão de produção da sua primeira big trail que já vinha em desenvolvimento há alguns anos. A motocicleta deve brigar com Ducati, BMW e KTM.
A motocicleta surgiu como conceito em 2021 com o nome de Lucky Explorer 9.5. Mas a Guerra na Ucrânia atrasou os planos de lançamento, já que a MV Agusta tinha controle acionário russo. No final do ano passado surgiu a primeira edição limitada do modelo, LXP Orioli.
A Enduro Veloce, portanto, nada mais é do que versão de produção regular da motocicleta, apresentando o mesmo motor, um três cilindros em linha de 931 cm³ que rende 122,3 cv a 10.000 rpm. O torque é bem generoso, 10,4 kgf.m e 85% já disponível a apenas 3.000 rpm.
O quadro também é o mesmo, uma estrutura de cromo-molibdênio, com subquadro aparafusado na traseira e balança de alumínio fundido. As suspnesões Sachs, manualmente reguáveis, também são semelhantes. O peso a seco, de 224 kg, pode chegar a 240 kg completamente abastecida.
As rodas raiadas de 21 e 18 polegadas, fornecidas pela Takasago Excel, também são idênticas às da LXP Orioli, com discos de freio de 320 mm na dianteira e 265 mm na traseira, mordidos por pinças Brembo Stylema. A Continental contribuiu com o ABS em curvas.
A altura do assento é variável em dois estágios, 850 ou 870 milímetros. Os 230 milímetros de distância ao solo estão acima da média. O tanque de combustível comporta 20 litros, de modo que a autonomia não é tão grande quanto a de suas rivais.
Como manda a categoria Adventure, a parte eletrônica é de primeira linha. A Enduro Veloce conta com um display colorido TFT de 7 polegadas com resolução full HD, Bluetooth, WiFi, controle de aplicativos, navegação GPS e proteção contra roubo, incluindo rastreamento.
São 4 modos de condução, um dos quais configurável individualmente, bem como controle de deslizamento ajustável em 8 estágios, controle de largada, controle de freio motor de 4 níveis, controle de cruzeiro, quickshifter e sistema de ignição sem chave.
Bem, e no que se diferencia a Enduro Veloce da LXP Orioli? Basicamente pela pintura, já que a edição limitada vem com grafismos que remetem a moto de Edi Orioli quando foi campeão do Dakar em 1990. Embora aquela moto fosse uma Cagiva, mas essa já é outra história…
Quer um pouco de customização? Uma série de acessórios estão disponíveis, incluindo pneus Bridgestone AX-41, mais robustos, protetor de cárter, mata-cachorro, faróis de neblina, para-lamas alto, malas de alumínio e duas opções de escapamento Termignoni.
A MV Agusta, na verdade, não considera a Enduro Veloce uma concorrente das pesos pesados da categoria, como BMW R1300GS, Ducati Multistrada V4 Enduro ou KTM 1290 Adventure; em vez disso está um nível abaixo, entre as 1000cc, como uma opção mais leve e esperta.
Os italianos ainda não mencionaram o preço, mas espero que seja significativamente mais barato do que os incríveis 30.000 euros (R$ 164,7 mil reais) da LXP Orioli, mais cara que uma Ducati Multistrada V4 Enduro Rally, muito mais potente e com suspensão eletrônica.
Agora com o controle majoritário do grupo de Stefan Pierer (responsável pelo gerenciamento da KTM, Husqvarna e GasGas), há mais motivos para acreditar que a motocicleta vai estar mesmo nas concessionárias da marca no outono de 2024. A garantia será de 4 anos.