Não é só a Ducati e a Honda que tem bala na agulha para abrir museus mundo afora. A KTM também vai inaugurar o seu na sede da marca, em Mattighofen, na Áustria.
O espaço, com cerca de 10 mil metros quadrados abrigará uma coleção de 70 motocicletas, desde aquelas que construíram a reputação da marca no off-road até os modelos de rua, construídos mais recentemente.
Com o objetivo de ser um passeio atraente para toda a família, a KTM planejou o museu com três ambientes. Em um deles você pode ver todo o processo de criação de uma dessas motocicletas austríacas, desde os primeiros esboços até sua montagem final.
O segundo ambiente é voltado para as motocicletas de rua, onde podemos ver até um manequim rodeado dos protótipos da motovelocidade. O terceiro fica localizado em uma curva especialmente projetada no edifício e mostra os modelos off-road que contam a vitoriosa carreira da KTM nessas competições.
Para os amantes de mecânica, a marca austríaca reservou um espaço onde você pode ver as transformações e restaurações feitas em máquinas de duas rodas. Os visitantes podem, inclusive ver como a mecânica funciona com impressoras 3D e cortes a laser.
Além de tudo isso, o museu da KTM ainda possui um restaurante, uma loja, uma oficina e um espaço para palestras. O estacionamento é subterrâneo e tem lugar para 130 carros, além de uma parada de ônibus e uma área de estacionamento para motociclistas, é claro.
A inauguração acontece em 11 de maio e a entrada é gratuita para menores de 14 anos. Para adultos, o custo é de 10 euros. Se forem grupos familiares, o acesso custa 25 euros. Pode haver grupos de até vinte pessoas por um preço de 90 euros, enquanto a visita guiada tem 5 euros de acréscimo. O horário de visitação é de terça a domingo, das 9h às 18h.