Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Alta Rotação
  • WorldSBK

Mundial de Supersport pode passar por revolução para ficar mais atrativo

Lucas Carioli 7 de outubro de 2020


O Mundial de Supersport, categoria intermediária do Mundial de Superbike (WorldSBK) pode passar por mudanças profundas para se tornar mais atrativa às grandes fabricantes e frear o domínio da Yamaha dos últimos anos.

Com o novo regulamento, modelos como a Aprilia RS660 poderão competir em condições de igualdade no Mundial de Supersport (Divulgação)

Na última década, com o advento da eletrônica, as motos esportivas de 600cc e quatro cilindros praticamente desapareceram do mercado e foram substituídas por modelos com melhor custo/benefício, porém não tão radicalmente esportivas como antes.

Apenas Yamaha e Kawasaki continuaram a aperfeiçoar suas “supersports raiz”. Não por acaso, o Mundial de Supersport vem sendo dominado pela marca dos diapasões, que conquistou os últimos quatro títulos da categoria. 18 pilotos competem com a YZF-R6, quatro com a Ninja ZX-6R, dois com Honda CBR600RR e dois com MV Agusta F3.


De acordo com o Speedweek, o diretor técnico da FIM, Scott Smart, trabalha há meses em um novo regulamento semelhante ao implementado no WorldSSP 300, onde motocicletas com cilindradas muito diferentes competem entre si com grande equilíbrio. Isso foi conseguido limitando eletronicamente a rotação do motor e especificando um peso mínimo diferente para cada uma delas.

A ideia é tornar o Mundial de Supersport mais interessante e equilibrado. A MV Agusta, por exemplo, ao invés de competir com a F3 675 poderia passar para a F3 800, mais potente. A Triumph poderia incluir a novíssima Daytona 765 Limited Edition e a Ducati a sua Panigale V2, que possui um V-Twin de 955 cm³. Quem também poderia entrar na briga é a novíssima Aprilia RS 660.

Segundo os alemães, Aprilia, Ducati, Honda, Kawasaki, MV Agusta, Triumph e Yamaha já receberam as propostas de mudanças. Se houver unanimidade dentro da MSMA e todos concordarem, a categoria passa a contar com o novo regulamento já em 2021.


Tags: World Superbike World Supersport WorldSBK

Continue Reading

Previous: Testes de Portimão: KTM libera Espargaró e Oliveira para utilizarem motos de outras marcas
Next: Rossi comenta circuito de Portimão: “vai ser difícil manter uma MotoGP em contato com o solo”

Leia também

Razgatlioglu vence a Superpole Race e Corrida 2 em Misano. Bulega tem azar
  • WorldSBK

Razgatlioglu vence a Superpole Race e Corrida 2 em Misano. Bulega tem azar

15 de junho de 2025
Bulega pulveriza recorde da pole, mas Razgatlioglu vence a Corrida 1
  • WorldSBK

Bulega pulveriza recorde da pole, mas Razgatlioglu vence a Corrida 1

14 de junho de 2025
Bulega e Toprak bem a frente dos demais no FP2 em Misano
  • WorldSBK

Bulega e Toprak bem a frente dos demais no FP2 em Misano

13 de junho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.