A temporada 2019 do Mundial de Superbike começará no GP da Austrália com o menor grid de sua história: apenas 18 pilotos inscritos, um a menos do que no ano passado. Mas não é certo pensar que a categoria está passando por seus piores momentos, pelo contrário.
O grid pode estar mais enxuto, mas isso deve-se ao desaparecimento de algumas equipes privadas, como a Ten Kate Honda, Grillini Racing, Guandalini e Triple M, em favor de um aumento no envolvimento de marcas oficiais no Mundial de Superbike.
Em 2019, a Kawasaki terá cinco motos no grid, enquanto eram seis em 2018. A Yamaha disponibilizará quatro unidades, assim como a Ducati, enquanto a Honda continuará a ter apenas três. A Milwaukee Aprilia permanece com duas, mesmo número da BMW, enquanto a MV Agusta desaparece para concentrar-se na Moto2.
O domínio acachapante de Jonathan Rea pode ter afastado alguns fãs, mas o que tem sido visto nos últimos meses foi um aumento claro no interesse das fabricantes em brecar de uma vez por todas o domínio do britânico e principalmente da Kawasaki, invictos desde 2015.
A principal delas é a Ducati, a única marca a ter desafiado a Kawasaki nesse período. Em 2019, eles correrão com a novíssima Panigale V4 R, derivada da MotoGP. Os resultados nos testes foram promissores, portanto espera-se que Chaz Davies e Álvaro Bautista possam disputar o título em melhores condições do que vinham fazendo.
A Honda surpreendeu a todos no Salão de Milão (EICMA) ao anunciar a volta de um apoio oficial (HRC) à equipe Althea, o que não acontecia desde 2002. A BMW fez o mesmo com o time de Shaun Muir e trouxe o campeão de 2013 Tom Sykes a bordo, talvez o maior interessado em acabar com o domínio de seu ex-companheiro Rea.
Por fim, a Yamaha também está no campeonato com apoio oficial e, de acordo com os pilotos Alex Lowes e Michael van der Mark, o envolvimento é real, tanto que eles venceram algumas corridas na temporada passada. Além disso, serão três corridas por fim de semana e não apenas duas. O GP da Austrália acontece entre 22 e 24 de fevereiro.