Os organizadores do Mundial de Superbike confirmaram ontem (11) que a temporada 2019 realmente terá três provas por etapa. Uma mini corrida no domingo pela manhã foi adicionada.
Chamada de “Superpole Race“, a corrida matutina terá apenas 10 voltas de duração e pontos distribuídos apenas para os nove primeiros colocados. A pontuação terá a sequência 12/9/7/6/5/4/3/2/1, respectivamente.
Esses pontos, no entanto, não serão incluídos nas estatísticas e nos dados históricos. Eles servirão apenas para definir o grid de largada da terceira e última corrida do fim de semana, que é disputada no domingo à tarde.
As corridas principais, na verdade, continuarão a serem disputadas no sábado e no domingo à tarde fazendo da “Superpole Race” apenas uma alternativa para manter o público entretido no domingo pela manhã.
Para dar lugar às alterações, o formato da classificação de sábado também será alterado. A partir de 2019, os competidores terão apenas uma única sessão de qualificação, em vez do formato atual, com Superpole de duas sessões.
O mesmo pode-se dizer do World Supersport 300. Eles disputarão uma “corrida de eliminatórias” no sábado à tarde, que também servirá como formação do grid de largada para a corrida principal no domingo.