A Dorna Sports, empresa responsável pela promoção do Mundial de Superbike (WorldSBK) anunciou hoje (16) o adiamento do início da temporada 2021 até maio. O motivo é o crescimento da Covid-19 na etapa de abertura, que deveria acontecer na Holanda.
Inicialmente, a etapa inaugural estava programada de 23 a 25 de abril em Assen, mas governo holandês recentemente anunciou restrições mais severas (como a proibição de qualquer evento esportivo) para conter o avanço do vírus, que já infectou mais de 1 milhão de pessoas em um país com apenas 17 milhões de habitantes.
A proibição (que inclusive instaurou o primeiro toque de recolher à noite desde a Segunda Guerra Mundial) vale inicialmente até o dia 1º de junho. Dessa forma, a Dorna foi obrigada a alterar o calendário novamente e a primeira etapa do ano deve acontecer no circuito de Estoril, em Portugal, entre 7 e 9 de maio.
Mas Portugal também vive uma verdadeira crise de Covid-19. Antes um exemplo a ser seguido no combate à pandemia, o país lusitano atingiu o seu maior pico em 28 de janeiro, com mais de 16 mil novos casos em 24 horas. Já são mais de 15 mil óbitos em uma população de apenas 10 mil habitantes, ou seja, metade da cidade de São Paulo.
Felizmente, os números de Portugal parecem estar em queda nos últimos dias, mas, assim como na Holanda, isso só foi conseguido após a implementação de restrições mais severas. Isso significa que nada está realmente garantido até o mês de maio, quando a Dorna deve se pronunciar novamente. Veja abaixo o calendário atualizado.
7 a 9 de maio: Estoril (Portugal)
21 a 23 de maio: Aragão (Espanha)
11 a 13 de junho: Misano (Itália)
2 a 4 de julho: Donington (Inglaterra)
23 a 25 de julho: Assen (Holanda)
3 a 5 de setembro: Magny-Cours (França)
17 a 19 de setembro: Catalunha (Espanha)
24 a 26 de setembro: Jerez (Espanha)
1 a 3 de outubro: Portimão (Portugal)
15 a 17 de outubro: San Juan Villicum (Argentina)
12 a 14 de novembro: Mandalika (Indonésia)
(sem data) Phillip Island (Austrália)