Os organizadores do Mundial de Superbike (WorldSBK) anunciaram hoje (24) o cancelamento definitivo dos GPs da Holanda, Grã-Bretanha e do Catar em 2020. Ainda havia a expectativa de que elas pudessem se juntar ao calendário já anunciado.
O motivo, como você pode imaginar, são os casos crescentes de Coronavírus nos três países, que não estavam entre os mais afetados s princípio, mas observaram um aumento considerável no número de casos nas últimas semanas.
Isso significa que essa será a primeira vez que o Mundial não visitará o circuito de Donington Park, na Inglaterra, palco da primeira corrida histórica do campeonato em 1988. O GP da Holanda também acontece ininterruptamente desde 1992.
“Pessoalmente, estou muito triste em anunciar os cancelamentos subsequentes das três rodadas. Como fã do nosso esporte, estou extremamente triste por não ir ao local de nascimento do WorldSBK em Donington Park e à ‘catedral’ em Assen, uma pista que aparece em nosso calendário ininterruptamente desde 1992“, disse Gregorio Lavilla, diretor executivo dos departamentos esportivo e organizacional.
“Exploramos todas as possibilidades para encontrar uma solução, mas infelizmente não conseguimos encontrá-la. No entanto, isso não deve lançar uma nuvem sobre o campeonato. A maioria dos nossos eventos em 2020 acontecerá e os planos para um 2021 completo estão bem encaminhados“, completou.
Anunciado no final de junho, o calendário provisório do WorldSBK segue inalterado, com nove etapas, na Espanha, Portugal e França, Itália e Argentina. As duas últimas, no entanto ainda precisam ser efetivamente confirmadas nas próximas semanas.