O Campeonato Mundial de Superbike (WSBK) chega a uma importante marca no Grande Prêmio de Portugal que será disputado em Portimão nesse final de semana: 400 etapas desde sua inauguração há 31 anos. Quais serão os vencedores?
O campeonato foi criado pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM) em 1988, a fim de colocar em disputa as melhores superbikes de produção do mundo. Vale lembrar que as máquinas de MotoGP são protótipos que não estão à venda.
A corrida inaugural aconteceu em 3 de abril de 1988 em Donington Park contendo nomes conhecidos até hoje: Davide Tardozzi (vencedor da primeira bateria), Marco Lucchinelli (vencedor da segunda bateria), Bubba Shobert (três vezes campeão do AMA Superbike), Joey Dunlop e muitos outros.
Desde então, o Mundial de Superbike continuou sua história com altos e baixos, mas sempre de maneira ininterrupta. O vencedor da centésima corrida, em Monza 1996 foi Pierfrancesco Chili, após uma dramática volta final. O GP de número 250 foi vencido por Carlos Checa em Utah 2008, esse que também foi o seu primeiro triunfo na categoria.
A 400º etapa do Mundial de Superbike tem tudo para também ser emocionante, afinal a disputa pelo título ainda está em andamento. Em sua 135º corrida, Jonathan Rea (Kawasaki) tentará vencer novamente para cimentar de vez o seu pentacampeonato. O britânico está 81 pontos à frente de Álvaro Bautista (Ducati), que correrá pela primeira vez em Portimão.