O Grande Prêmio da Alemanha no próximo final de semana será palco de estreia da MotoE, o primeiro campeonato mundial de motos elétricas do mundo. Confira aqui todos os detalhes da corrida histórica que pode ter a vitória de um brasileiro.
Anunciada no ano passado, a MotoE teve uma pré-temporada conturbada, onde um grande incêndio destruiu as motocicletas e os equipamentos das equipes quando realizavam testes coletivos no circuito de Jerez, em março.
A fabricante italiana Energica, responsável pela construção dos modelos Ego Corsa que serão utilizadas por todos os competidores precisou correr contra o relógio para conseguir produzir novas unidades sem comprometer ainda mais o cronograma.
Com um motor do tipo síncrono, refrigerado a óleo e alimentado por baterias de íons de lítio, a Ego Corsa é capaz de gerar uma potência contínua de 120 kW (163 cv) e um torque instantâneo de 20,3 kgf.m. O chassi é treliçado de aço, enquanto que braço oscilante e rodas são de alumínio. A velocidade máxima gira em torno dos 270 km/h.
Dezoito pilotos irão participar da temporada de estreia da MotoE. Entre os destaques está Sete Gibernau, que volta a pilotar quase uma década depois de sua última corrida de MotoGP. O espanhol, que foi um dos maiores rivais de Valentino Rossi nos anos 2000 irá competir pela equipe de Sito Pons.
Outro retorno interessante é o de Nico Terol. O espanhol foi o último campeão das 125cc em 2011 antes de a categoria tornar-se Moto3. Apesar de promissor, o piloto não conseguiu repetir o sucesso na Moto2 nem no Mundial de Superbike anunciando uma inesperada aposentadoria em 2017. Sua companheira de equipe será Maria Herrera.
O Brasil naturalmente tem um motivo especial para acompanhar a MotoE, com a participação de Eric Granado. O brasileiro, que competirá pela equipe Avintia tem se mostrado muito a vontade sobre a moto, liderando as sessões de testes coletivos em Jerez e Valência, além de ter vencido uma simulação de corrida, na semana passada.
A chegada da nova competição é vista com cautela pelo público, mas foi aclamada pelos pilotos, principalmente àqueles que não conseguiram lugar nas três categorias principais. Outros nomes conhecidos serão vistos, como Bradley Smith, Alex de Angelis, Xavier Simeon, Randy de Puniet, Mike di Meglio, entre outros.
Apesar do incêndio, o calendário perdeu apenas duas etapas, na Espanha (Jerez) e na França (Le Mans). Depois do GP da Alemanha, a MotoE será vista também na Áustria (Spielberg) em 11 de agosto, Itália (Misano) em 15 de setembro e novamente em território espanhol (Valência) em 17 de novembro.
Os treinos livres para o Grande Prêmio da Alemanha de MotoE começam nessa sexta-feira (5) a partir das 06h50 da manhã (horário de Brasília). A classificação, chamada de “e-Pole” acontece no sábado (6) as 11h00 e a corrida inaugural está marcada para as 05h00 de domingo (7).