A temporada 2017 do Campeonato Mundial de Endurance (EWC) se encerra após as 8 Horas de Suzuka, no mês que vem e os organizadores já planejam as mudanças para o próximo ano. Além da outras medidas, será testado, durante o inverno, um sistema de comunicação por rádio.
Semelhante ao já utilizado pelos carros do Mundial de Resistência (WEC), o equipamento promete ser “interessante e útil” ao acompanhar as corridas pela TV, auxiliando os espectadores a entenderem melhor as estratégias das equipes.
A Eurosport Events, promotora do evento, irá testar este novo sistema de comunicação durante o próximo inverno, a fim de avaliar a sua segurança e comodidade junto aos pilotos. Se for aprovado, o dispositivo já estará disponível na primeira etapa de 2018.
A medida foi revelada no mesmo dia em que a Comissão dos Grandes Prêmios anunciou a aprovação de mensagens de texto no painel dos pilotos de MotoGP para a próxima temporada. Questionados sobre uma possível introdução do rádio, a Dorna disse que não seria viável na categoria rainha, mas no Endurance sim.
Além dessa medida, a Federação Internacional de Motociclismo (FIM), a Eurosport Events e a equipes aprovaram, em uma reunião na última etapa, na Eslováquia, a introdução de outras mudanças no campeonato do ano que vem, que serão:
- Uso obrigatório de capacete no pitlane – a partir da primeira etapa da temporada 2017/2018 (24 Horas de Bol d’Or em setembro) fica obrigatório o uso de capacete para qualquer pessoa que circule pelo pitlane além de uma credencial específica para permanecer em frente dos boxes.
- Novo sistema de abastecimento – Após detectar irregularidades nos reabastecimentos (como combustível derramado), o reabastecimento será realizado em duas partes, além de manter-se uma distância de um metro para os dispositivos. A mangueira não poderá ultrapassar os 50,8 mm de diâmetro.
- Reconhecimento de um campeão mundial – A partir da próxima temporada, um piloto só será reconhecido como campeão do mundo se tiver participado de pelo menos 75% da temporada com a equipe vencedora. É uma decisão motivada graças às constantes trocas nas formações dos times, tanto por lesões, quanto para aproveitar o conhecimento específico de uma pista.
- 15 equipes oficiais sob contrato – A Eurosport Events irá renovar o contrato com as 15 equipes que disputam o Mundial de Endurance, além de continuar com o “Dunlop Independent Trophy” um campeonato paralelo apenas para os times independentes.