A nova aliança franco japonesa, Yoshimura Suzuki Motul venceu ontem (13) as 24 Horas de Le Mans, etapa de abertura do Mundial de Endurance (FIM EWC). A superbike japonesa superou a SRC Kawasaki e a equipe oficial da BMW Motorrad.
Realizada sem público, as 24 Horas de Le Mans de motocicletas voltaram após a ausência de 2020 devido à pandemia. A pole position foi conquistada pela YART Yamaha, do trio Karel Hanika, Marvin Fritz e Niccolò Canepa, que assinalou o tempo de 1min35s804 a frente da Suzuki e BMW.
Apesar da pole, a Yamaha não ficou muito tempo na primeira posição. A Suzuki, conduzida pelo trio Sylvain Guintoli, Xavier Simeon e Gregg Black liderou 819 voltas de um total de 855. A marca dos diapasões ficou para trás quando uma válvula no motor da YZF-R1m quebrou forçando o seu abandono.
Após largar na sétima posição e ter alguns problemas com os freios no início da corrida, a equipe SRC Kawasaki, que já venceu essa corrida no passado recente, assumiu a segunda posição com o trio David Checa, Erwan Nigon e Jeremy Guarnoni. Mesmo assim, o time verde completou a prova oito voltas atrás da Suzuki.
O BMW Motorrad World Endurance Team, time oficial da marca alemã, teve dificuldades ainda maiores. Depois de uma queda no início da corrida, a M1000RR do trio precisou parar nos boxes para reparo, perdendo muito tempo. O trio Markus Reiterberger, Ilya Mikhalchik e Javier Forés rodou a toda a velocidade para regressar ao pódio.
A Bolliger Team Switzerland, equipe suíça privada da Kawasaki cruzou a linha de chegada na quarta posição, depois de largarem apenas em 19º lugar. Entretanto, o trio Jan Bühn, Jesper Pellijeff e Ondřej Ježek acabou sendo desclassificado pela capacidade do tanque de combustível estar fora dos regulamentos.
O quarto lugar ficou então com a primeira Honda da equipe National Motos, do trio Kevin Trueb, Guillaume Antiga e Stephane Egea. A principal equipe, F.C.C. TSR Honda France (Josh Hook, Yuki Takahashi e Mike di Meglio) chegou a ocupar a segunda posição por algum tempo, mas um problema elétrico seguido de uma queda na madrugada os atrasou para a nona posição.
Também não foi uma prova fácil para a ERC Endurance Ducati, a principal equipe da marca italiana no campeonato. A Panigale V4 conduzida pelo trio Mathieu Gines, Louis Rossi e Etienne Masson também sofreu uma queda no meio do caminho, mas cruzou a linha de chegada na oitava posição. A próxima etapa é as 12 Horas de Estoril, em Portugal, no dia 17 de julho.
24 Horas de Le Mans 2021 – Classificação Final (10 primeiros)
01. Guintoli/Simeon/Black (Yoshimura SERT Motul) – 855 voltas
02. Checa/Nigon/Guarnoni (SRC Kawasaki) a 8 voltas
03. Reiterberger/Mikhalchik/Forés (BMW Motorrad) a 13 voltas
04. Trueb/Antiga/Egea (National Motos Honda) a 25 voltas
05. Loiseau/Hardt/Pilot (BMRT 3D Maxxess Nevers Kawasaki) a 27 voltas
06. Scassa/Masbou/Calia (No Limits Motor Team Suzuki) a 28 voltas
07. Terol/Marino/Alt (VRD Igol Experiences Yamaha) a 29 voltas
08. Gines/Rossi/Masson (ERC Endurance Ducati) a 36 voltas
09. Hook/Takahashi/di Meglio (F.C.C. TSR Honda France) a 39 voltas
10. Pellizotti/Sarrabayrouse/Parassol (Pitlane Endurance Yamaha) a 43 voltas