A equipe Suzuki Endurance Racing Team (SERT) venceu hoje (17) as 24 Horas de Le Mans, primeira etapa do Mundial de Endurance em 2022. Os atuais campeões venceram uma disputa com Yamaha (YART) e F.C.C TSR Honda.
A 45º edição da corrida teve um sabor especial, porque foi a primeira a receber todo o público sem limitações de capacidade desde 2019. Cerca de 80 mil pessoas compareceram. Além disso, o tempo também colaborou, sem chuva e com temperaturas amenas no circuito Bugatti, o mesmo da MotoGP.
Apesar de ter conquistado a pole, a Yamaha foi mal na largada e o trio Karel Hanika, Niccolò Canepa e Marvin Fritz já teve que começar a corrida de trás. A F.C.C TSR Honda, de Mike Di Meglio, Josh Hook e Gino Rea assumiu a ponta, mas seguida de perto pela Suzuki, de Greg Black, Sylvain Guintoli e Xavier Siméon.
Com cerca de três horas, a Suzuki ficou sem gasolina pouco antes de entrar nos boxes e Guintoli teve que empurrar a moto para reabastecer perdendo cerca de um minuto. Uma hora e meia depois, a BMW Motorrad, do trio Jérémy Guarnoni, Marcus Reiterberger e Illia Mykhalchyk precisou abandonar com o radiador quebrado por uma pedra.
Enquanto isso, a equipe ERC Endurance, que utiliza motos Ducati Panigale V4 com suporte de fábrica estava até conseguindo acompanhar o ritmo dos ponteiros, mas um pit-stop realizando antes da hora e uma parada complicada por problemas na troca da roda dianteira atrasaram o trio Phillip Oettl, Xavi Fores e David Checa.
Quando a noite caiu sobre o autódromo, os problemas vieram para a Honda, que precisou fazer várias paradas inesperadas devido a problemas na caixa de câmbio e depois também no escapamento. Isso fez com que perdessem a liderança e ficassem muitas voltas atrás da Suzuki e Yamaha.
A SRC Kawasaki, que habitualmente disputa a liderança com suas rivais japonesas teve uma prova complicada. Embora estivessem andando entre os primeiros, a Ninja ZX-10R apresentou sérios problemas no motor que obrigaram os mecânicos a consertar a moto por mais de uma hora.
No início da manhã, a Suzuki já tinha uma liderança consolidada, com a Yamaha em segundo. Com problemas de embreagem, a ERC Endurance caia para a 12º posição, 26 voltas atrás dos líderes. Tentando recuperar o atraso, Gino Rea sofreu um tombo obrigando os mecânicos da Honda a repararem uma moto muito danificada.
E assim a ordem se manteve até a bandeirada dada às 15h00 locais, com a Suzuki percorrendo 840 voltas, 564 delas na liderança e após a realização de 23 pit-stops. A Yamaha ficou em segundo, ainda na mesma volta e a F.C.C TSR Honda, apesar dos problemas, concluiu a prova em terceiro, 14 voltas atrás.
A melhor equipe particular foi a Team 18 Sapeurs Pompiers CMS (Yamaha) na quarta posição. Eles, no entanto foram os vencedores na classe Superstock, para motos praticamente originais. A ERC Endurance Ducati concluiu a corrida na 15º posição e a SRC Kawasaki em 18º. A próxima etapa são as 24 Horas de Spa-Francorchamps em junho.
24 Horas de Le Mans – Classificação final (10 primeiros)
- Yoshimura SERT Motul (Suzuki GSX-R1000R), 840 voltas em 24:00:02.317
- YART – Yamaha Official Team EWC (Yamaha YZF-R1), a 1:45.582
- F.C.C TSR Honda France (Honda CBR1000RR-R), a 14 voltas
- Team 18 Sapeurs Pompiers CMS MotoStore (Yamaha YZF-R1), a 24 voltas
- No Limits Motor Team (Suzuki GSX-R1000R), a 24 voltas
- National Motos Honda (Honda CBR1000RR-R), a 25 voltas
- Team 33 Louit April Moto (Kawasaki Ninja ZX-10R), a 27 voltas
- Team Bolliger Switzerland (Kawasaki Ninja ZX-10R), a 28 voltas
- Pitlane Endurance #86 (Yamaha YZF-R1), a 32 voltas
- Team LH Racing (Yamaha YZF-R1), a 33 voltas