Duas equipes famosas que correm com equipamento Suzuki no Mundial de Endurance (EWC), a francesa SERT e a japonesa Yoshimura anunciaram uma fusão histórica para a temporada 2021 do campeonato.
Com 16 títulos, a Suzuki Endurance Racing Team (SERT) é a equipe mais premiada do Mundial de Endurance, o último conquistado há pouco mais de um mês em Portugal. A Yoshimura Suzuki não fica muito atrás, com quatro vitórias nas 8 Horas de Suzuka, incluindo a edição inaugural em 1978.
A partir de 2021, elas formarão a “Yoshimura SERT Motul” e até o livery da motocicleta já foi mostrado: uma predominância do vermelho e preto (cores oficiais da Yoshimura e da petrolífera francesa, que também oferece apoio oficial), com pequenas partes em azul e branco, que representam a Suzuki.
A nova equipe será comandada pelos dois líderes de cada empresa. Na Yoshimura, Yohei Kato, sobrinho do presidente Fujio Yoshimura, ficará encarregado das tarefas de liderança da equipe. Já Damien Saulnier, substituto do fundador da SERT, Dominique Méliand, assumirá a função de team manager.
“O ex-chefe da equipe SERT, Dominique Méliand tem sido um bom parceiro da Suzuki e estou feliz que Yohei Kato, nossa terceira geração na família, esteja trabalhando com a SERT para buscar o título do EWC“, disse Fujio Yoshimura, Presidente da Yoshimura Japão, e filho do fundador, Pops Yoshimura.
“Ao longo dos anos, a Yoshimura sempre trabalhou para fazer a GSX-R ter um desempenho ainda melhor. Portanto, faz todo o sentido nos conectarmos agora com esta especialista em preparação icônica. Hoje, temos o orgulho de apresentar as novas cores e nosso logotipo combinando Yoshimura, SERT e Motul para anunciar oficialmente a parceria da SERT com a Yoshimura“, disse Dominique Méliand.