Os organizadores do Mundial de Endurance (FIM EWC) anunciaram que as 24 Horas de Le Mans, originalmente prevista para acontecer entre os dias 17 e 18 de abril foram canceladas. Uma data posterior será estudada.
A decisão foi tomada como resultado da pandemia. Apesar do programa de vacinação em andamento, os hospitais de Le Mans e arredores ainda sob pressão considerável e sem condições de fornecer o serviço necessário para garantir a segurança dos pilotos e equipes durante a corrida.
“Decidir cancelar o 24 Horas Motos foi extremamente difícil. Infelizmente, a pandemia contínua significa que não podemos manter nossos padrões organizacionais usuais“, disse Pierre Fillon, presidente do Automobile Club de L’Ouest (ACO). “Meus pensamentos estão com os profissionais da área médica, que passaram por momentos muito difíceis no último ano. Estamos agora a fazer o nosso melhor para definir uma nova data para a 44º edição da corrida de motos“.
“A segurança dos pilotos é um fator inegociável e a pressão sobre os hospitais atualmente e nas próximas semanas exclui a realização das 24 Horas de Le Mans de Motos“, disse François Ribeiro, Chefe de Eventos da Eurosport. “A partir de agora, estamos trabalhando com a ACO para encontrar uma nova data para garantir a organização do Mundial de Endurance em Le Mans. Todos os nossos esforços estão sendo direcionados para este objetivo.”
Realizadas desde 1978, as 24 Horas de Le Mans de moto já tinham sido adiadas em 2020. Ainda no mês passado, os organizadores das 8 Horas de Suzuka, a mais prestigiada corrida de endurance do motociclismo, anunciaram o adiamento da prova para novembro.