Esse ano, pela primeira vez em muito tempo, o Mundial de Endurance (FIM EWC) terá uma etapa de 24 Horas do mitológico circuito de Spa-Francorchamps, que se preparou todo para esse evento. Os participantes passaram os últimos dois dias realizando testes lá.
A preparação para a volta das 24 Horas de Spa-Francorchamps de motos duraram cerca de três anos, entre negociações e reformas necessárias, que criaram novas arquibancadas e caixas de brita nas curvas La Source, Raidillon, Blanchimont, Les Combes e Stavelot. As obras tiveram o custo avaliado em R$ 500 milhões.
A BMW Motorrad World Endurance, equipe de fábrica da marca alemã, estabeleceu o tempo de 2min20s887s durante a sessão de terça-feira (17), antes de acelerar ainda mais na sessão de hoje (18) pela manhã, com 2min20s344. Naquele momento, o trio Jérémy Guarnoni, Ilya Mykhalchyk e Markus Reiterberger era o único abaixo de 2min21s.
No entanto, houve mais melhorias nas condições durante tarde, com as equipes Yoshimura SERT Suzuki (vencedores das 24 Horas de Le Mans em abril), YART Yamaha e F.C.C TSR Honda France, todas quebrando a barreira dos 2m21s. Os seis primeiros ficaram separados por menos de três décimos.
Um último teste coletivo está previsto para acontecer em 31 de maio, antes dos treinos livres e sessões qualificatórias começarem entre 2 e 3 de junho. Mais de 50 participantes são esperados para as 24 Horas de Spa-Francorchamps de motos que acontece entre 4 e 5 de junho.