O Campeonato Mundial de Motociclismo vai completar 75 anos no Grande Prêmio da Inglaterra e para comemorar todas as máquinas de MotoGP deverão correr com pinturas retrô clássicas. Isso mesmo, todas as motos!
A primeira corrida aconteceu na Ilha de Man em 17 de junho de 1949. Foram realizadas competições em três classes de deslocamento, 250, 350 e 500cc. As vitórias ficaram com Manliff Barrington (Irlanda), Freddie Firth e Harold Daniell, ambos do Reino Unido.
Naquele tempo, o Troféu Turista fazia parte do calendário, mas os terríveis acidentes fizeram a Federação Internacional de Motociclismo mudar o GP da Inglaterra para um local mais seguro, como Silverstone, a partir de 1976. Por isso, esse é o circuito escolhido para celebrar esse milestone.
Todas as 11 equipes e 22 pilotos da Categoria Rainha disputarão o 10ª Grande Prêmio da temporada, entre 2 e 4 de agosto, com seus próprios designs clássicos. Nenhuma pintura já foi divulgada ao público, mas cenas comoventes serão inevitáveis. Prepare o lenço!
Essa é a primeira vez que todo o grid correrá com pinturas especiais, algo que acontece com alguma frequência, vide a vestimenta Azurra utilizada pela Ducati na Itália. A Yamaha, nos tempos de Valentino Rossi fazia isso constantemente. Mas no caso da Honda é raro e com Aprilia e KTM, é inédito.