Ah, a globalização… não adianta lutar contra. Veja este curioso caso recém descoberto: motores KTM tem sido registrados para uso pela Qianjiang (QJ Motor) e devem ser instalados em futuros modelos da Benelli TNT.
Em janeiro, a Qianjiang já havia efetuado o registro dos motores LC8C de 799 cm³ que equipam a linha KTM 790 e 890. Agora, foi patenteado um segundo design, que parece idêntico ao motor V-twin de 1301 cm³, que impulsiona os modelos de 1.290cc da marca laranja.
Uma das maiores fabricantes do mundo, a Qianjiang Motor tem acordos oficiais em vigor com várias grandes marcas do ocidente, incluindo Harley-Davidson e MV Agusta. O mesmo acontece com a KTM. Na Moto3, inclusive, há motos austríacas competindo sob a marca ‘QJ Motor’.
O mais interessante sobre as patentes é que elas apresentam algumas diferenças em relação ao projeto original da KTM. Mais notavelmente, as tampas laterais da cabeça dos cilindros, incluem o logotipo “TNT” mostrando que o motor se destina a um futuro modelo Benelli TNT, atualmente fora de catálogo.
Uma das fábricas de motocicletas em funcionamento mais antigas do mundo, a Benelli pertence à Qianjiang (que por sua vez, faz parte do grupo Geely). Todas os modelos utilizam concepção italiana e mecânica chinesa, inclusive com marca “QJ Motor” na China, embora com especificações e acabamentos inferiores.
No final de 2020, a Qianjiang apresentou planos para uma linha futura que incluía motores de 250cc, 380cc e 530cc, bicilíndricos em linha de 400cc, 700cc e 900cc, tricilíndricos de 900cc e 1200cc e até motores de quatro cilindros de 650cc e 1000cc. Todos tinham alguma participação da Harley-Davidson e MV Agusta.
Qualquer que seja o detalhe dos planos, um é muito claro: a Benelli vai oferecer motocicletas de grande capacidade em breve através da sensacional mistura de concepção austríaca, fabricação chinesa e o mais puro design italiano. É bom ir se acostumando com a ideia…