Se você é um dos poucos privilegiados que vai adquirir a exclusivíssima BMW S1000RR HP4 Race e não vê a hora de acelerá-la loucamente, vá com calma. A marca alemã está avisando que a vida útil do motor é de apenas 5.000 quilômetros.
De acordo com documentos enviados aos concessionários BMW Motorrad nos Estados Unidos, o motor de quatro cilindros em linha otimizado para render aproximadamente 215 cv vem com um prazo de validade de 5.000 km (aproximadamente 3.100 milhas), momento em que deve ser inteiramente substituído.
E não adianta chorar. A BMW disse que fez o que pôde para esticar ao máximo a vida útil do motor, explicando que em uma corrida de Endurance, as motos rodam em torno de 2.300 milhas e os propulsores do World Superbike são verificados com apenas 600 a 930 milhas de serviço.
Para aqueles que gostam de matemática, há ainda mais contas: cada moto costuma percorrer em torno de 200-300 milhas durante um fim de semana de corrida, de modo que se você utilizá-la frequentemente em Track Days, por exemplo, a quilometragem limite poderá ser atingida em menos de duas semanas.
Ainda não se sabe quanto o motor da BMW S1000RR HP4 Race custará, mas os alemães disseram que cada unidade sairá da fábrica com uma certificação de desempenho e já pronto para uso imediato.
Os proprietários interessados também terão que assinar uma termo mostrando como eles pretendem usar a BMW HP4 Race, presumivelmente concordando que a máquina só será usada para utilização em circuito fechado.
Revelada em abril desse ano no Salão da China, a BMW HP4 Race é o”crème de la crème” da S1000RR, com quase todos os seus componentes em fibra de carbono. O modelo, limitado a 750 unidades teve o preço tabelado em 80 mil euros e também será oferecido no Brasil.