A Kawasaki H2R que se cuide. Há uma BMW S1000RR turbinada a solta, que passou por um tratamento de anabolizantes na Motokouture Motorcycles e agora está a procura de um duelo!
O trabalho ficou a cargo de Steven Decaluwe, o homem por trás da Motokouture Motorcycles. O belga queria provar como o chassi e as ajudas eletrônicas são tão extremas que podem até mesmo domar um motor turbo.
Decaluwe explicou que estava ficando aborrecido com a mesmice da Cena Custom. Por isso resolveu radicalizar, criando um modelo realmente agressivo do zero “sem regras, sem expectativas”, segundo suas próprias palavras.
Depois de semanas estudando a moto, Decaluwe instalou uma turbina Garrett na S1000RR com um atuador eletrônico conectado diretamente à ECU. E fez isso de uma forma bem discreta, já que o turbo está bem escondido, entre o tanque de combustível feito sob medida e caixa de ar.
Com a instalação da turbina no lugar, o software de gerenciamento do motor e o seu mapeamento tiveram que ser revistos. A taxa de compressão também precisou ser reduzida para 9,2:1, “para garantir a sustentabilidade”, segundo Decaluwe, o que quer dizer, para evitar que o motor estoure em pouco tempo.
Em números, isso se traduziu em uma potência de 296 cv na roda traseira e 14,78 kgf.m de torque a 9.100 rpm. Por segurança, a velocidade máxima foi limitada a 319 km/h, que pode ser atingida em ainda quarta marcha.
A instalação de um turbo também significou mais modificações, é claro. Novas entradas de ar na carenagem, uma de cada lado, assim como na dianteira, entre os faróis garantem que o motor de 4 cilindros de 999 cm³ permaneça fresco. O escapamento é da marca Spark.
A balança traseira de fibra de carbono e novos componentes de cerâmica dentro das bengalas invertidas Öhlins ajudam o chassi de dupla trave de alumínio a liderar com a força extra gerada pelo turbo. As rodas são de uma BMW HP4.
Houve um toque de customização à moda clássica também. Decaluwe redesenhou a rabeta da S1000RR, com um assento personalizado a mão pela sua esposa. Pedaleiras, manetes e manoplas da Bonnamici completam o visual. Abastecida com todos os fluidos, o peso geral ficou em 196 quilos. A S1000RR original pesa 204 kg nessas mesmas condições.