Johann Zarco chegou ao GP de Aragão de moto antiga. O francês viajou com sua equipe da França à Espanha em uma Ducati 900SS 1981 percorrendo quase 1000 quilômetros em três dias.
A viagem no estilo vintage foi idealizada pela sua equipe, a Pramac Racing. Liderado pelo gerente Francesco Guidotti, o grupo partiu da Itália antes de se encontrar com Zarco, que veio da França com a moto emprestada pelo piloto e jornalista francês Adrian Parassol. Nenhum modelo fabricado depois de 2000 era permitido.
No primeiro dia, 200 quilômetros foram percorridos até chegar ao hotel e se encontrar com a equipe. Uma das motos teve um problema mecânico e só ficou pronta à 1h da manhã. No dia seguinte, uma nova falha atrasou o grupo, mas como ainda estavam na França, o auxílio foi providenciado pelo próprio Zarco.
Mais 500 quilômetros foram adicionados ao hodômetro das motos no segundo dia, totalizando mais de sete horas em cima do guidão. Na terceira etapa, outros 200 km foram percorridos, já na paisagem desértica do nordeste da Espanha, onde está o circuito Motorland Aragón, na região de Alcañiz.
“As retas são bem longas e as curvas boas, mas para apreciá-las bem é preciso ir mais rápido“, comentou Zarco sobre o trecho espanhol da viagem. “E com todo o grupo de dez motociclistas não fui rápido o suficiente para isso. Mas foi sempre divertido, é apenas uma aventura“, ressaltou.
Zarco foi muito elogiado ao chegar ao circuito, principalmente pelos mecânicos da velha guarda, que gostam mais dos pilotos que sejam verdadeiros motociclistas no dia a dia. Giacomo Agostini, por exemplo, costumava voltar para casa de moto, após suas incontáveis vitórias nas pistas.
“É engraçado porque agora aqui no paddock alguns dos velhos mecânicos vieram até mim e dizem ‘Muito bem, Zarco'”, revelou o bicampeão da Moto2. “Se você pensar com lógica, uma viagem de três dias é um erro, porque eu sou um atleta e tenho que pensar no GP de Aragão… mas a paixão foi maior e eu disse a mim mesmo: ‘Se você quiser faça, então faça‘”. O grupo deve seguir para Barcelona após o GP.