Johann Zarco conquistou hoje (14) a pole position para o Grande Prêmio do Japão de MotoGP no circuito de Motegi. O francês se aproveitou das condições de pista úmida para cravar o tempo de 1min53s469 deixando Danilo Petrucci e Marc Márquez para trás.
Márquez começou a sessão classificatória na frente com 1min53s903 e vinha liderando com relativa folga desde o último treino livre (FP4). A Yamaha, por outro lado tinha problemas com seu adversário na disputa pelo título Maverick Viñales ficando de fora do Q2.
Seu companheiro de equipe Valentino Rossi chegou a sofrer um acidente leve no FP4 e tentou uma arriscada estratégia no Q2: correr com pneus slick macios na pista úmida. A jogada, no entanto revelou-se desastrosa, sem que o italiano conseguisse tempos competitivos.
Márquez resolveu tentar a mesma, colocando pneus lisos em sua Honda RC213V, sem conseguir resultados diferentes. Isso fez com que outros pilotos se aproximassem na disputa pela pole, como as surpreendentes KTM de Pol Espargaró e Bradley Smith e Aleix Espargaró da Aprilia.
No final, enquanto Rossi voltava aos pneus de chuva e Márquez arriscava com os slicks, Zarco e Petrucci conseguiram tomar as primeiras posições em quase meio segundo. Foi a segunda pole position do francês na temporada em pista molhada neste que é seu primeiro ano na MotoGP.
Aleix Espargaró ficou em quarto, com Jorge Lorenzo em quinto e Dani Pedrosa em sexto. Smith se classificou em sétimo à frente de Pol Espargaró e de Andrea Dovizioso, apenas nono colocado. Alex Rins completou os dez primeiros.
Rossi chegou a voltar para a pista com os pneus corretos, mas não cruzou a linha de chegada a tempo de completar uma volta válida. Por isso o italiano se classificou apenas na 12º posição enquanto Viñales vai partir de 14º. Confira aqui o grid completo.