Johann Zarco conquistou hoje (24) a pole position para o Grande Prêmio da Holanda de MotoGP, no circuito de Assen. O francês deixou Marc Márquez e Danilo Petrucci para trás na pista molhada e vai largar pela primeira vez na frente na categoria rainha. Maverick Viñales é apenas 11º e Jorge Lorenzo, 21º.
A sessão classificatória começou com pista úmida e céu carregado na catedral de Assen, mas a expectativa era de que o tempo melhorasse ao longo do tempo. Zarco mostrando intimidade com as condições adversas, começou o último treino livre (FP4) na frente, ao marcar 1min44s925, à frente de Lorenzo e de Álvaro Bautista.
A chuva, no entanto, voltou a aparecer na metade do FP4 pegando os pilotos de surpresa. A maioria preferiu nem voltar à pista. Os poucos que voltaram como Petrucci, Márquez e Dani Pedrosa não conseguiram melhorar os tempos, apenas se concentrando em testar a moto em pista molhada.
Q1 – Chuva deixa primeira fase disputada
A chuva continuou forte na primeira fase da classificação, que contou com nomes como Lorenzo, Scott Redding e Andrea Iannone para brigar pelas duas vagas restantes no Q2. Outro que estava de volta era Alex Rins, recuperado de suas lesões depois de três etapas de ausência.
Foi Jack Miller, o vencedor do ano passado, quem começou o Q1 na frente ao estabelecer 1min50s037. Loris Baz, logo derrubou essa marca com 1min49s404 e Sam Lowes, com 1min48s888. Os tempos, no entanto baixavam rapidamente e o australiano da Marc VDS recuperou a ponta com 1min48s744.
O próximo a tomar a primeira posição foi Redding, com 1min47s978. Iannone, enquanto isso era o quinto e Lorenzo vinha apenas em 12º. Baz chegou a retomar a ponta, mas Miller logo deixou todos para trás novamente com 1min47s460. Redding, no entanto baixou a casa de 47s com 1min46s926, tempo que ninguém mais conseguiu superar.
Inspirado, Lowes conseguiu pegar a segunda vaga e deixar para trás, Iannone, Miller e Baz. Lorenzo bem que tentou, mas o espanhol conseguiu apenas o 11º tempo, o que credencia o pentacampeão da Ducati apenas para a 21º posição geral no grid.
Q2 – Zarco surpreende e Viñales decepciona
A fase decisiva da classificação começou com Bautista marcando 1min48s846. Valentino Rossi, no entanto o tirou da liderança com 1min48s856, antes de Petrucci baixar bastante com 1min47s721. Isso foi possível graças à diminuição da chuva. Isso, contudo, não impediu que Andrea Dovizioso caísse na curva 8, quando restavam sete minutos para a bandeirada.
Na metade da sessão, Petrucci, um exímio piloto de chuva conseguia baixar ainda mais, para 1min47s176. Márquez, no entanto, conseguiu superá-lo restando três minutos com 1min46s847. Rossi veio no embalo e pegava a segunda posição, mostrando estar na briga. Maverick Viñales, enquanto isso, vinha apenas em sétimo.
Com um minuto restando, Petrucci deu o troco ao marcar 1min46s526. Márquez, no entanto o superou na volta seguinte e parecia que ia ficar com a pole. Quando o cronômetro estava zerado, Zarco surpreendeu a todos com 1min46s141.
Foi a primeira pole position do bicampeão mundial Zarco na MotoGP, que dividirá a primeira fila com Márquez e Petrucci, segundo e terceiro, respectivamente. Rossi ficou em quarto, com Redding em quinto e Jonas Folger na sexta posição.
Álvaro Bautista acabou apenas em sétimo, à frente de Cal Crutchlow que assinalou a oitava posição nos instantes finais. Dovizioso conseguiu voltar, mas não foi além da nona posição, à frente de Sam Lowes em décimo apesar da explosão de seu motor. Viñales irá largar apenas em 11º. Confira aqui o grid completo.