Johann Zarco pode ter selado definitivamente o seu futuro durante o Grande Prêmio dos Estados Unidos, no último final de semana. Há fortes indícios de que o piloto francês correrá pela KTM na próxima temporada.
De acordo com os alemães do Speedweek, Zarco se reuniu em Austin com o chefe da divisão esportiva da marca austríaca Pit Beirer, além do CEO geral Stefan Pierer, e o diretor da Red Bull Thomas Überall, que não vai à corridas sem necessidade.
O acordo seria de dois anos (2019 e 2020) com Zarco competindo no lugar do britânico Bradley Smith e ao lado do espanhol Pol Espargaró, dupla que a KTM mantém desde a entrada a sua entrada na categoria rainha no início de 2017.
Quando questionado a respeito, Beirer respondeu de forma enigmática: “Tudo o que sei é que a Honda também está muito interessada em Zarco. KTM também é claro, Stefan Pierer já te disse uma vez e não é segredo que Johann Zarco está interessado em nós“, disse.
Nas últimas semanas, Zarco tem sido especulado na Honda para o lugar de Dani Pedrosa. Mas, a excelente corrida do espanhol em Austin (apesar de uma mão fraturada) e as recentes polêmicas envolvendo Marc Márquez parecem deixar isso distante por dois motivos.
Primeiro porque Pierer já disse que não está interessado em pagar o alto salário de Márquez em uma mudança para a KTM. Segundo porque a Honda também deseja manter o espanhol e a presença de um novato atrevido (como Zarco) atrapalharia esses planos.
A mudança de Zarco para a KTM conta ainda com o apoio de seu atual chefe, Hervé Poncharal, que também deixará a Yamaha para utilizar as motos austríacas em 2019: “Johann está em boas mãos com a KTM, melhor que na Honda. Eles precisam dele, e ele precisa de uma equipe de fábrica”, disse o francês.
Ainda de acordo com os jornalistas alemães, o anúncio oficial da contratação de Zarco será feito na próxima etapa, o Grande Prêmio da Espanha, que acontece dentro de duas semanas, no circuito de Jerez de La Frontera.