Com o desenvolvimento parcialmente congelado em 2021, a Yamaha está tentando resolver os problemas através de novas peças aerodinâmicas. É o caso desse curioso para-lama dianteiro vazado que apareceu nos testes do Catar.
O para-lama, que deixa à mostra a parte superior do pneu dianteiro, faz parte de um novo pacote aerodinâmico (uma das áreas que não estão congeladas) que a Yamaha começou a testar essa semana. O que inclui ainda um difusor instalado nos discos de freio e partes em fibra de carbono fixadas nos garfos dianteiros das motocicletas.
O que a marca dos diapasões busca com o seu novo para-lama é alvo de especulações. Visivelmente mais retilíneo que o anterior, a peça parece ter dupla função: diminuir o arrasto aerodinâmico nas retas e ajudar a resfriar os pneus, o que reduziria o seu desgaste, uma das grandes criticas dos pilotos no ano passado.
As novidades aerodinâmicas ainda incluem uma nova carenagem frontal ligeiramente diferente da utilizada até agora, com as duas pequenas asas que formam um arco e são parte integrante de toda a estrutura frontal. Antes, as peças tinham o formato de um bigode.
Testadas principalmente por Valentino Rossi, as peças parecem ter contribuído para fazer a Yamaha M1 ficar mais veloz na longa reta de chegada de Losail. O italiano atingiu 343,9 km/h enquanto Fabio Quartararo, Maverick Viñales e Franco Morbidelli empataram em 339,6 km/h. Ainda assim muito longe dos 352,9 km/h da Ducati de Johann Zarco.