A equipe Yamaha Tech3 anunciou hoje (21) a escolha de Hafizh Syahrin para competir na temporada 2018 da MotoGP. O piloto da Moto2 será o primeiro malaio a correr na classe rainha em tempo integral e substitui o alemão Jonas Folger.
Folger, que realizou uma boa temporada de estreia em 2017 não pode continuar competindo devido a seus problemas de saúde. O alemão foi diagnosticado, no final do ano passado, com Síndrome de Gilbert e ainda não está totalmente recuperado.
O anúncio de sua desistência aconteceu no meio de janeiro, o que deixou a Tech3 sem muitas opções de substituição. Após testar com Yonny Hernandez na Malásia, eles levaram Hafizh Syahrin ao teste na Tailândia, onde ficou em 22º a 1s7 do líder Dani Pedrosa.
“Estou encantado por receber a boa notícia de que irei correr com a Tech3 em 2018. Após três dias de testes muito interessantes em Buriram aprendi muito. Em pouco tempo, aprendi a controlar uma MotoGP, o que ainda é inacreditável para mim. Vou tentar fazer o meu melhor para dar tudo certo este ano. Quero agradecer a Hervé [Poncharal], a Yamaha, a Monster e a toda a equipe Tech3 por acreditar em mim e me dar essa fantástica oportunidade. Estou ansioso para testar novamente no Catar e vou estar ainda mais motivado. Honestamente, mal posso aguardar a temporada começar. Estou ansioso!” (Hafizh Syahrin)
O chefe da Tech3, Hervé Poncharal disse que a contratação de Syahrin não era esperada até encontrar Razlan Razali, gerente do circuito de Sepang, na Malásia. Os dois tiveram que convencer a Yamaha e os patrocinadores a contratar o malaio.
“Estou muito feliz em anunciar Hafizh Syahrin como segundo piloto da Monster Yamaha Tech3 ao lado de Johann Zarco. Foi um momento difícil desde que Jonas Folger, decidiu não correr em 2018 para cuidar de sua saúde. Em Sepang conheci Razlan Razali, estávamos apenas conversando e de vez em quando você tem idéias loucas, que às vezes são as que trazem o melhor resultado. Tivemos que convencer todas as pessoas que nos rodeiam que Hafizh seria um bom piloto da MotoGP. Nos testes de Buriram ele fez um tremendo trabalho, cumpriu a missão. A Yamaha ficou mais do que feliz com o desempenho dele e toda a equipe Tech3 ficou encantada. Sei que isso vai ser algo histórico, porque é a primeira vez que um piloto da Malásia estará correndo uma temporada completa na MotoGP e nós sabemos o quão popular nosso esporte é por lá. Bem-vindo à nossa família! Vamos cuidar de você como nosso filho e tenho certeza de que podemos ter uma ótima temporada. Mal posso esperar para estar no Catar com você na nossa moto.” (Hervé Poncharal)
Conhecido nas transmissões da Moto2 como “o peixe”, devido a seu costumeiro bom desempenho em pista molhada, Hafizh Syahrin tem 23 anos e compete no campeonato mundial desde 2011. Em 78 largadas, seus melhores resultados são três pódios e uma volta mais rápida.