A equipe Yamaha de MotoGP apresentou hoje (11) oficialmente a primeira YZR-M1 com motor V4 da história. O protótipo experimental da motocicleta vai competir através de um WildCard no GP de San Marino com o piloto de testes Augusto Fernandez.

O protótipo vem sendo desenvolvido pela equipe de testes desde o ano passado e tinha intenção de ir para a pista apenas em 2026. Mas, com os fracos desempenhos nas últimas corridas – e a pressão de Fabio Quartararo – eles anteciparam os planos ainda para esse ano.
“Estou muito animado para correr com a nova moto. É uma honra estar envolvido em um projeto tão grande para a Yamaha e ser o primeiro a correr com a nova moto”, disse Fernandez. “Será um fim de semana em que nos concentraremos em aprimorar nosso protótipo com motor V4 e definir seus pontos fortes e fracos enquanto pilotamos com os demais pilotos da MotoGP, em tempo real, em um ambiente de corrida. Portanto, será um fim de semana importante – veremos onde estamos. Mal posso esperar para começar.”
Andrea Dovizioso, que chegou esse ano, também já está envolvido no projeto.”Desde o momento em que experimentei o protótipo com motor V4, gostei imediatamente”, disse o tri vice-campeão de MotoGP. “A cada saída, a sensação melhorava e sempre senti um grande potencial. É claro que ainda há trabalho a ser feito, mas os indicadores até agora são muito encorajadores. Acredito que fizemos um excelente progresso e estou gostando muito deste papel como piloto de testes. Estou trabalhando muito bem com os engenheiros da Yamaha, estamos construindo um relacionamento forte e nos aprofundando passo a passo.“
Quem convenceu a Yamaha a construir um motor V4 foi Massimo Bartolini, ex-engenheiro da Ducati e braço direito de Gigi Dall’igna na equipe vermelha, que chegou no final de 2023. “Nossa equipe projetou um pacote coerente: entrega de potência, equilíbrio do chassi e aerodinâmica ajustados como um sistema. O foco deste fim de semana não está em benchmarks de desempenho, mas no aprendizado operacional em condições reais de um Grande Prêmio de MotoGP”, disse o italiano.
Tudo foi aprovado pelo novo gerente da equipe, Paolo Pavesio, que assumiu a função do lendário Lin Jarvis apenas esse ano: “A pista determinará, em última análise, se alcançamos nossos objetivos, mas já estou orgulhoso do espírito desafiador que adotamos ao reformular nossa forma de trabalhar: mais rápidos, mais ágeis e mais abertos a alavancar nossos ativos globais, tanto organizacional quanto tecnicamente” comentou o dirigente.
Desde que a Categoria Rainha do Mundial de Motociclismo trocou os motores de 500cc com dois tempos pelos 990cc de quatro tempos em 2002, a Yamaha compete com motores de quatro cilindros em linha, elogiados pela grande agilidade em curvas e liberdade no projeto de design.
Nos últimos anos, no entanto, a natureza dos cicuitos (com longas retas e curvas fechadas) parece estar favorecendo os motores V4 – usados por Ducati, KTM, Honda e Aprilia. As duas últimas vezes em que o quatro em linha chegou ao título foi em em 2020 com a Suzuki e em 2021 com a própria Yamaha.
Campeão em 2021, Quartararo experimentou o protótipo com motor V4 no início da semana, nos testes coletivos de Barcelona, conseguindo tempos animadores. O francês deve repetir a dose em Misano, na próxima semana, e outras participações curinga devem acontecer ainda esse ano.


