O terceiro de dia de Shakedown no circuito de Sepang, na Malásia, foi marcado por uma invasão japonesa: Yamaha e Honda tomaram conta das primeiras posições, com Fabio Quartararo, Jack Miller e Aleix Espargaró.
A Yamaha apresentou suas equipes na sexta-feira (31) e a Honda Racing Corporation ontem (1ª), com ambas juntando-se à Ducati, Aprilia e KTM na pista. Pela manhã, um inspirado Jack Miller, agora na Pramac, ditou o ritmo, seguido de Quartararo.
Sob um calor sufocante de 32 graus, os testes continuaram na parte da tarde. No entanto, o recomeço foi lento e equipes se concentraram mais em acertar seus equipamentos com simulações de corrida. Poucas mudanças aconteceram na tabela de tempos.
Pouco antes do fim da jornada de trabalho de 8 horas, as coisas ficaram muito emocionantes novamente. Todos os cinco pilotos da Yamaha (incluindo Augusto Fernandez) foram à pista para mais sessões e tentar bater o melhor tempo de Jack Miller.
Um dos que mais trabalhava era Ai Ogura. O novato da Aprilia fez simulações de corrida e no final encontrou mais meio segundo, saltando para o quarto lugar na tabela de tempos, a frente do piloto de testes da KTM Pol Esparagaró e do consistente Fermin Aldeguer.
Três minutos antes da bandeirada, após muitas tentativas, Quartararo finalmente superou o tempo de Miller com um esplêndido 1min57s794. O francês campeão de 2021 parecia decidido a encerrar o dia como o piloto mais rápido.
Aleix Espargaró também surpreendeu no final. O catalão, que agora é o novo piloto de testes da Honda conseguiu uma excelente volta e subiu para o terceiro lugar com a sua nova RC213V. Faz tempo desde a última vez que três motos japonesas estiveram no top 3.
Ogura encerra o shakedown como o novato mais rápido, na quarta posição, à frente de Fermin Aldeguer, que também apresentou um começo bastante sólido em sua caminhada na MotoGP. Na rabeira, Somkiat. Chantra se esforçou bastante e descontou mais de 2 segundos para o líder.
Sepang Shakedown – Dia 3
- Fabio Quartararo (FRA), Yamaha, 1:57.794 min
- Jack Miller (AUS), Yamaha, +0.309 seg
- Aleix Espargaro (ESP), Honda, +0.312
- Ai Ogura (JAP), Aprilia, + 0,414
- Paul Espargaro (ESP), KTM, +0,497
- Fermin Aldeguer (ESP), Ducati, +0,627
- Alex Rins (ESP), Yamaha, +0,695
- Miguel Oliveira (POR), Yamaha, +0,732
9 Dani Pedrosa (ESP), KTM, +1.286 - Michele Pirro (ITA), Ducati, 1.714
- Lorenzo Savadori, (ITA), Aprilia, +2.049
- Augusto Fernandez (ESP), Yamaha, +2.312
- Somkiat Chantra (TAI), Honda, +2.756