Confirmando nossas expectativas, a Yamaha anunciou hoje (30) que Jorge Lorenzo está de volta à marca dos diapasões. O espanhol recém-aposentado das pistas atuará como piloto de testes de luxo.
Lorenzo pilotará a YZR-M1 já na próxima semana, no shakedown dos testes coletivos de Sepang, na Malásia, entre de 2 a 4 de fevereiro. O espanhol também participará de outros testes oficiais da IRTA e de algumas sessões privadas este ano, com o único objetivo de ajudar os engenheiros da Yamaha no desenvolvimento do modelo 2020.
“Estou muito feliz com a decisão de ingressar na Yamaha Factory Test Team. Estava sempre pensando em voltar ao paddock, e acho que esse é um papel adequado para mim“, comentou Lorenzo. “Conheço bem a equipe e a M1. A Yamaha realmente se adequou ao meu estilo de pilotagem e será muito interessante encontrar minha velha motocicleta novamente“.
Leia também
Yamaha anuncia Quartararo no lugar de Rossi em 2021
Yamaha garante moto de fábrica se Rossi decidir continuar em 2021
Zarco terá apoio da Ducati… se tiver bons resultados
“Voltar à Yamaha traz boas lembranças. Conseguimos muitos pódios e vitórias e três títulos juntos, para sabermos onde estão nossos pontos fortes“, continuou. “Quero agradecer à Yamaha por esta oportunidade, porque isso me permite fazer o que amo: andar de moto e forçar ao limite, enquanto desfruto de um estilo de vida um pouco mais calmo do que tive nos anos anteriores“, destacou.
Até o momento, não há planos de Lorenzo fazer uma participação curinga (Wild Card), o que é permitido pelo regulamento aos pilotos de teste. Mas a Yamaha afirma que está aberta à possibilidade, caso o pentacampeão expresse desejo de correr novamente.
“É claro que estamos felizes em receber Jorge de volta à Yamaha. Quando soubemos que Jorge iria parar de correr, imediatamente começamos a pensar em fazer uma proposta para ele se juntar a nós“, comentou o chefe da equipe, Lin Jarvis. “As estatísticas de suas conquistas conosco falam por si. Ele é um piloto muito experiente, familiarizado com a M1 e com as pessoas da Yamaha“, destacou.
Jarvis também revelou os planos da Yamaha em reforçar a equipe de testes: “A combinação da experiência, conhecimento e velocidade de Jorge com o experiente chefe de equipe Silvano Galbusera é um elemento importante na estratégia da Yamaha para fortalecer a equipe de teste, que visa preencher a lacuna entre os engenheiros e pilotos de teste no Japão“. O último título da Yamaha foi vencido em 2015 justamente com Lorenzo.