A Yamaha anunciou hoje (21) a contratação de Darryn Binder para a temporada 2022 de MotoGP. O sul-africano, irmão mais novo de Brad Binder correrá pela recém formada equipe satélite RNF Racing, que também foi confirmada com o patrocínio principal da WithU.
A equipe é resquício da Petronas SRT, que deixará de patrocinar o Campeonato Mundial ao término de 2021. A estrutura liderada pelo malaio Razlan Razali decidiu trazer Binder diretamente de seu time júnior na Moto3 para formar dupla com o experiente Andrea Dovizioso na próxima temporada.
“Estou extremamente grato por esta oportunidade, pois tem sido um sonho de vida correr na MotoGP“, disse Binder. “Eu definitivamente não esperava dar o salto direto da Moto3 para a classe mais alta, mas acredito que estou pronto para o desafio e para colocar todo o trabalho duro em 2022. Meu objetivo no início será apenas encontrar o meu pé na Categoria Rainha e aprender o máximo possível para ficar cada vez mais forte ao longo da minha temporada de estreia.“
Sem o suporte da Petronas, a equipe precisou buscar um novo patrocinador principal, que foi encontrado na WithU, empresa de energia italiana que atua em diversos ramos, como energia elétrica, gás, internet e comunicações móveis. Eles já patrocinam a Sky VR46 na MotoGP e Moto2, além da One Energy Racing, equipe de Eric Granado na MotoE.
“Hoje atingimos um marco histórico para a nova RNF MotoGP Team. Gostaria de agradecer à Yamaha pela confiança dada a mim e à equipe para a próxima temporada, apesar das mudanças que aconteceram este ano“, disse Razlan Razali. “As conquistas que compartilhamos juntos nos primeiros três anos de nossa parceria com vitórias, pódios, poles e prêmios têm sido memoráveis e nos motivam a alcançar maiores alturas.“
“O DNA central desta equipe permanece, por isso estamos confiantes em continuar com eles como nossa equipe satélite oficial com suporte“, disse o diretor da Yamaha, Lin Jarvis. “Além disso, a Yamaha sempre deixou claro que quer continuar a ter quatro motos na MotoGP: duas motos de fábrica e duas motos independentes. Faremos o nosso melhor para apoiar a recém-fundada RNF Racing a atingir os seus objetivos e fornecer o trampolim para futuros talentos a entrarem pela Yamaha na MotoGP.”