A Yamaha apresentou hoje (24) a sua equipe para a temporada 2018 de MotoGP. Com poucas mudanças estéticas, a marca japonesa espera recuperar a competitividade perdida em 2017.
A apresentação aconteceu, como nos últimos anos, na sede da Telefonica Movistar, em Madri, Espanha. A empresa, por sinal, renovou o compromisso com a Yamaha e revelou uma pequena mudança no logotipo, que passou de verde-limão para azul claro.
Na motocicleta, no entanto, o logotipo será exibido na cor branca e essa é a única alteração estética perceptível na YZR-M1 para 2018. Contrariando todas as expectativas, no restante do modelo a cor azul continua predominando, em um layout geral semelhante ao apresentado em 2017.
Por baixo da carenagem, contudo, a YZR-M1 promete ser bem diferente. Para deixar para trás os problemas de 2017, a equipe baseou-se nos parâmetros técnicos do mais eficiente modelo 2016, que foi capaz de lutar pelo título até final da temporada, ao contrário de sua sucessora.
As diretrizes gerais da M1 não foram alteradas. A M1 continua apostando em um motor de 1000cc com quatro cilindros em linha, ao contrário da configuração em V utilizada por Honda, Ducati e Aprilia. Detalhes técnicos evidentemente não foram revelados, exceto o seu peso: apenas 157 kg.
Depois das declarações de Yoshihiro Hidaka, recém-empossado presidente da Yamaha e de Massimo Meregali, gerente da equipe, foi a vez de os pilotos subirem ao palco. Aparentando estar totalmente recuperado de sua fratura na perna, Valentino Rossi renovou os votos de confiança para 2018, mas não fez promessas. Apenas espera ser mais competitivo do que no último ano, onde venceu apenas uma corrida.
Maverick Viñales, por outro lado, revelou uma das poucas novidades da apresentação, ao confirmar oficialmente a renovação de seu contrato com a Yamaha por mais dois anos, até o final de 2020. Com três vitórias conquistadas em 2017, o espanhol disse que sente-se muito à vontade na equipe e espera lutar pelo título mais uma vez.
Uma ausência notada foi a do chefe da equipe Lin Jarvis, por problemas de saúde. Os apresentadores, no entanto garantem que o britânico estará presente nos primeiros testes pré-temporada, que começam em Sepang, no próximo domingo (28).