A Yamaha apresentou hoje (15) a sua equipe de fábrica para competir na temporada 2021 de MotoGP. A grande novidade é a chegada de Fábio Quartararo, que substitui o já lendário Valentino Rossi.
Quartararo foi escolhido para o cargo em fevereiro do ano passado, ainda na esteira de seu grande desempenho em 2019. Na temporada 2020, no entanto, o francês decepcionou ao perder o título para Joan Mir (Suzuki), o que parecia assegurado no início.
“Estou animado para começar a nova temporada, especialmente porque estou em um novo time. Ao longo da minha carreira sempre passei de equipe em equipe – gosto disto. É emocionante trabalhar com novas pessoas e aprender coisas novas“, disse Quartararo. “Estou ansioso para começar os testes e experimentar a minha M1 pela primeira vez. Já vi muitas versões photoshopadas do meu número na moto nas redes sociais, mas – por melhor que sejam – nada se compara à sensação que tive quando vi a moto real pela primeira vez. Mal posso esperar para começar a andar!“
Igualmente decepcionante é o desempenho de Maverick Viñales. Agora na condição de piloto mais experiente da equipe, o espanhol vai começar a sua quinta temporada pela Yamaha decidido a disputar o título e não ter apenas brilhos ocasionais como aconteceu nos últimos anos.
“O ano passado foi uma loucura para todos nós. Nós deixamos isso para trás agora e vamos nos concentrar no que está por vir. Com os dois testes de Sepang cancelados, terei de esperar um pouco mais para voltar a pilotar a M1“, comentou Viñales. “É uma longa pausa de inverno, então estou me sentindo impaciente para começar a trabalhar, mas no bom sentido. Depois de um descanso durante o período de entressafra, estamos todos ansiosos para voltar ao trabalho. Não teremos muitas oportunidades de teste – apenas o Teste do Catar – então teremos que estar em forma imediatamente.”
Depois da retirada da Movistar em 2018, a Monster Energy assume, pelo terceiro ano consecutivo, a condição de patrocinadora principal da Yamaha. A pintura, no entanto, teve uma pequena alteração para 2021, com mais azul na parte superior da YZR-M1.
Poucos detalhes sobre a motocicleta foram ditos, mas o corpo técnico permanece basicamente o mesmo, com Lin Jarvis na gerência da equipe e Massimo Meregalli na diretoria. Ele afirma que muitas novidades vão ser testadas em Losail.
“2020 foi uma temporada difícil, mas aprendemos com isso como equipe e agora estamos cientes do que podemos esperar para 2021“, disse Meregalli. “Estamos nos sentindo confiantes para o Teste do Catar. Os engenheiros japoneses da Yamaha dedicaram muito tempo e esforço para desenvolver a M1. Temos muitas coisas novas para experimentar e mal podemos esperar para começar.“
“No ano passado, a Yamaha foi o fabricante com maior sucesso em termos de vitórias, com sete no total, mas perdemos o título. O nosso objetivo para este ano é vencer o campeonato“, admite Lin Jarvis. “Com a chegada de Fábio e Maverick, temos dois candidatos ao título a bordo e por isso sabemos o que precisamos fazer – vencer corridas e manter a consistência ao longo da temporada. Acredito que com as melhorias na moto e as mudanças na nossa equipa estamos prontos para isso.“
Com os testes de Sepang cancelados por causa da pandemia, os pilotos só irão para a pista no dia 6 de março, no circuito de Losail, no Catar. Também é lá que serão realizadas as duas primeiras etapas do ano em 28 de março e 4 de abril.