A equipe Yamaha de MotoGP apresentou hoje (17) suas cores para a temporada 2023. A pintura continua praticamente a mesma, mas a YZR-M1 deve vir muito modificada esse ano para recuperar o trono perdido para a Ducati.
A apresentação aconteceu na Indonésia, um dos maiores mercados da Yamaha e país onde está acontecendo um encontro da rede de concessionárias da marca. Tanto é que até o Presidente da Yamaha Motor, Yoshihiro Hidaka esteve presente no evento.
O esquema de cores praticamente não mudou, com a Monster Energy seguindo como patrocinadora master, o que acontece desde 2019. Os mais atentos, no entanto, notarão que nas laterais há faixas azuis mais largas agora, e que se estendem à parte dianteira onde está o número dos pilotos.
Outra pequena novidade é a chegada da famosa marca de ferramentas italiana Beta como patrocinadora, o que pode ser visto ao lado da bolha dos pilotos. Ademais, a Yamaha confirmou a continuação de vários parceiros comerciais, como Akrapovic, Öhlins e Eneos.
Se na aparência mudou pouco, por baixo são esperadas grandes mudanças na M1. Apesar do título em 2021, ficou visível a desvantagem técnica da máquina japonesa em comparação com a Ducati, especialmente nas retas, o que foi determinante para o título de Pecco Bagnaia.
“Estou muito curioso para testar a M1 2023 em Sepang“, disse Quartararo. “Vamos trabalhar duro nesta temporada, como sempre fazemos. Aprendemos muito em 2022 e agora só quero lutar pelo título novamente. Meus fãs têm me apoiado muito, me enviando muitas mensagens durante o inverno. Estou animado para vê-los nas pistas novamente nesta temporada. Vamos nos divertir!“
A temporada é ainda mais decisiva para Franco Morbidelli. Depois do vice-campeonato em 2020, o italiano foi a escolha natural para substituir Maverick Viñales na equipe oficial. Mas, desde então, “Franky” não tem conseguido acompanhar o ritmo de Quartararo.
“Tudo voltou ao zero e tudo é possível nesta temporada, então essa é uma perspectiva empolgante“, disse. “Agora é importante fazermos um bom trabalho nos testes de inverno, para começar bem a temporada. Há um novo formato de corrida, que levará algum tempo para os pilotos e as equipes se acostumarem, mas vejo isso como uma mudança positiva porque é algo que os fãs vão gostar.“
Os motores da MotoGP voltam a roncar no próximo dia 4 de fevereiro, com o shakedown para os primeiros testes coletivos no circuito de Sepang, na Malásia, exclusivo para pilotos de teste e novatos. Os titulares entram na pista cinco dias mais tarde, no dia 9 de fevereiro.